Decreto-Lei n.º 183/87, de 21 de Abril de 1987

Decreto-Lei n.º 183/87 de 21 de Abril O Decreto-Lei n.º 342/85, de 22 de Agosto, introduziu no sistema fiscal português, para vigorar a partir da entrada em vigor do imposto sobre o valor acrescentado, o imposto especial sobre o consumo de bebidas alcoólicas, cuja incidência correspondia exactamente aos produtos constantes da lista IV anexa ao Código do Imposto de Transacções. Previa-se a aplicação de duas taxas específicas, diferentes conforme o tipo de bebidas em causa.

A Lei n.º 3/86, de 7 de Fevereiro, estendeu o campo de incidência do imposto a todas as bebidas alcoólicas constantes da lista III anexa ao Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, tributadas, portanto, à taxa agravada de 30% em IVA.

Pretendeu-se assim conformar totalmente o imposto com o determinado no artigo 95.º do Tratado de Roma, através do qual se tem em vista evitar qualquer tributação de produtos de um país que seja discriminatória relativamente a produtos similares de outros Estados membros.

Simplesmente, as diferentes características dos produtos abrangidos pelo imposto revelam que se não está, em todos os casos, perante produtos similares, mas que, antes pelo contrário, se trata, em alguns deles, de bebidas que satisfazem diferentes gostos e necessidades e podem, consequentemente, ser tributadas de mododiverso.

Por outro lado, em alguns casos, os produtos tributados são bebidas populares e muito baratas, que não suportam, de modo algum, tributação idêntica à das bebidas de preço...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT