Decreto Legislativo Regional n.º 5/2008/M, de 19 de Fevereiro de 2008

Decreto Legislativo Regional n. 5/2008/M

Altera a orgânica da Inspecçáo Regional das Actividades Económicas, aplicando a esta o Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 de Abril, que estabelece o enquadramento e define a estrutura das carreiras de inspecçáo da Administraçáo Pública.

A Inspecçáo Regional das Actividades Económicas dispóe de orgânica própria, aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional n. 2/96/M, de 24 de Fevereiro.

A sua última alteraçáo foi operada através do também Decreto Regulamentar Regional n. 15/2002/M, de 18 de Setembro, tendo, na oportunidade, sido reestruturadas as respectivas carreiras de inspecçáo, de acordo, aliás, com o estabelecido no Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 de Abril, entretanto aplicado à Administraçáo Regional Autónoma da Madeira através do Decreto Legislativo Regional n. 2/2002/M, de 1 de Março.

Sucede, todavia, que, pelo Acórdáo n. 18/2007, do Tribunal Constitucional, publicado no 1.ª série, n. 36, de 20 de Fevereiro de 2007, foi, com força obrigatória geral, declarada a inconstitucionalidade dos artigos 1. e 2., bem como do n. 1 do artigo 3. do citado Decreto Regulamentar Regional n. 15/2002/M, assentando o referido acórdáo no douto entendimento de que a reestruturaçáo das carreiras de inspecçáo daquela Inspecçáo Regional deveria ter sido operada por decreto legislativo regional e náo por decreto regulamentar regional, conforme estabelecido no n. 3 do artigo 2. do Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 de Abril.

Urge pois, e em consequência, repor a legalidade formal da orgânica da Inspecçáo Regional das Actividades Económicas, em particular no que às carreiras de inspecçáo concerne, haja em vista assegurar e manter as situaçóes jurídicas constituídas a coberto do mencionado Decreto Regulamentar Regional n. 15/2002/M.

Foram observados os procedimentos previstos na Lei n. 23/98, de 26 de Maio.

Assim:

A Assembleia Legislativa da Regiáo Autónoma da

Madeira decreta, nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 227. e do n. 1 do artigo 228. da Constituiçáo da República Portuguesa e da alínea qq) do artigo 40. do Estatuto Político -Administrativo da Regiáo Autónoma da Madeira, aprovado pela Lei n. 13/91, de 5 de Junho, com as alteraçóes introduzidas pelas Leis n.os 130/99, de 21 de Agosto, e 12/2000, de 21 de Junho, e do n. 3 do artigo 2. do Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 de Abril, e do n. 2 do artigo 1. do Decreto Legislativo Regional n. 2/2002/M, de 1 de Março, o seguinte:

Artigo 1. Âmbito

É, ao abrigo do n. 3 do artigo 2. do Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 de Abril, e do n. 2 do artigo 1. do Decreto Legislativo Regional n. 2/2002/M, de 1 Março, aplicado à Inspecçáo Regional das Actividades Económicas o Decreto -Lei n. 112/2001, de 6 Abril, que estabelece o enquadramento e define a estrutura das carreiras de inspecçáo da Administraçáo Pública.

Artigo 2.

Alteraçóes à orgânica da Inspecçáo Regional das Actividades Económicas

Os artigos 11., 13. a 21., 24., 26., 26. -A e 27. da orgânica da Inspecçáo Regional das Actividades Económicas, aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional n. 2/96/M, de 24 de Fevereiro, na sua versáo republicada em anexo ao Decreto Regulamentar Regional n. 15/2002/M, de 18 de Setembro, cuja eficácia foi ressalvada até 20 de Fevereiro de 2007, dia correspondente à data de publicaçáo oficial do Acórdáo n. 18/2007, do Tribunal Constitucional, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 11.

Quadro de pessoal

O quadro do pessoal dirigente, técnico superior, de informática, administrativo e auxiliar, bem como o do pessoal das carreiras de inspecçáo da IRAE, é o que consta, respectivamente, dos mapas I e II anexos ao presente diploma, do qual fazem parte integrante.

Artigo 13.

Carreiras de inspecçáo

As carreiras de inspecçáo da IRAE sáo as seguintes:

a) Inspector superior;

b) Inspector técnico;

c) Inspector -adjunto.

Artigo 14.

Carreiras de regime especial

As carreiras de inspecçáo da IRAE sáo, para todos os efeitos legais, reconhecidas como carreiras de regime especial.

Artigo 15.

Carreira de inspector superior

1 - Integram a carreira de inspector superior as categorias de inspector superior principal, inspector superior, inspector principal e inspector.

2 - O ingresso na carreira de inspector superior faz -se, em regra, para a categoria de inspector de entre indivíduos habilitados com licenciatura adequada, com carta de conduçáo de veículos ligeiros e aprovados em estágio, com classificaçáo náo inferior a Bom (14 valores), que integra um curso de formaçáo específica.

Artigo 16.

Carreira de inspector técnico

1 - Integram a carreira de inspector técnico as categorias de inspector técnico especialista principal, inspector técnico especialista, inspector técnico principal e inspector técnico.

2 - O ingresso na carreira de inspector técnico faz-se, em regra, para a categoria de inspector técnico de entre indivíduos habilitados com curso superior adequado que náo confira o grau de licenciatura, com carta de conduçáo de veículos ligeiros e aprovados em estágio, com classificaçáo náo inferior a Bom (14 valores), que integra um curso de formaçáo específica.Artigo 17.

Carreira de inspector -adjunto

1 - Integram a carreira de inspector -adjunto as categorias de inspector -adjunto especialista principal, inspector -adjunto especialista, inspector -adjunto principal e inspector -adjunto.

2 - O ingresso na carreira de inspector -adjunto faz -se para a categoria de inspector -adjunto de entre indivíduos habilitados com 12. ano de escolaridade ou equivalente, com carta de conduçáo de veículos ligeiros e aprovados em estágio, com classificaçáo náo inferior a Bom (14 valores), que integra o curso de formaçáo elementar.

Artigo 18.

Estágios

1 - A frequência dos estágios é feita em regime de contrato administrativo de provimento no caso de indivíduos náo vinculados à funçáo pública e em regime de comissáo de serviço extraordinária se o estagiário já estiver...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT