Decreto n.º 100/82, de 27 de Agosto de 1982

Decreto n.º 100/82 de 27 de Agosto O Observatório Astronómico de Lisboa, criado pela Carta de Lei de 6 de Maio de 1878, rege-se, ainda hoje, pelo regulamento aprovado pelo Decreto de 20 de Junho de 1903. Efectivamente, poucas e pequenas foram as alterações introduzidas ao longo dos anos.

Têm vindo a desenvolver-se estudos conducentes à reestruturação do organismo, em ordem a conferir-lhe os meios de que carece para poder responder, em tempo oportuno, às solicitações internas e cooperar na realização de projectos científicos internacionais. Contudo, o desajustamento do quadro de pessoal do Observatório às necessidades e realidades actuais é tão grande que forçoso se torna tomar medidas imediatas neste campo.

Assim: O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º O quadro de pessoal do Observatório Astronómico de Lisboa é o constante do mapa anexo ao presente diploma.

Art. 2.º - 1 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal investigador são os previstos no Decreto-Lei n.º 415/80, de 27 de Setembro.

2 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal técnico superior são os previstos no Decreto-Lei n.º 191-C/79, de 25 de Junho.

3 - Os auxiliares técnicos de observatório são recrutados de entre indivíduos habilitados com a escolaridade obrigatória, sendo-lhes aplicável o disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 191-C/79, de 25 de Junho.

4 - As formas de recrutamento e o regime de provimento de oficiais administrativos são os constantes do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 191-C/79, de 25 de Junho.

5 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal operário são os previstos no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 191-C/79, de 25 de Junho, e na Portaria n.º 739/79, de 31 de Dezembro.

6 - O pessoal auxiliar, compreendendo as carreiras de contínuo e de guarda e as auxiliares de limpeza, rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n.º 191-C/79 e na lei geral.

Art. 3.º - 1 - O pessoal que venha prestando serviço no Observatório Astronómico de Lisboa será provido em lugares do quadro anexo ao presente diploma, com a salvaguarda dos direitos e regalias já adquiridos e com respeito pelas disposições legais aplicáveis, designadamente o n.º 3 da alínea b) do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 140/81, de 30 de Maio.

2 - A transição dos actuais funcionários e agentes do Observatório Astronómico de Lisboa para as carreiras e categorias previstas no quadro anexo ao presente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT