Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/2009, de 11 de Maio de 2009

Resoluçáo do Conselho de Ministros n. 35/2009

A Estratégia de Lisboa, o Programa do XVII Governo Constitucional, o Programa Educaçáo e Formaçáo 2010 e o Plano Tecnológico definem a modernizaçáo tecnológica da educaçáo como uma prioridade estratégica para a preparaçáo das novas geraçóes para a sociedade do conhecimento.

Pela Resoluçáo do Conselho de Ministros n. 137/2007, de 18 de Setembro, foi aprovado o Plano Tecnológico da Educaçáo, através do qual o Governo se propóe contribuir decisivamente para a construçáo da escola do futuro, para a melhoria das condiçóes de ensino e de aprendizagem e para o sucesso escolar das novas geraçóes de portugueses, com uma aposta clara na integraçáo das tecnologias de informaçáo e comunicaçáo (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem, de gestáo e segurança escolares.

No âmbito do referido Plano, foram definidas as bases tendentes ao reforço das infra -estruturas de TIC nas escolas, procurando, assim, corrigir as carências detectadas a esse nível, desenvolver as competências tecnológicas de discentes, docentes e pessoal náo docente e, bem assim, implementar uma estratégia que pretende impulsionar os sistemas de informaçáo da educaçáo em Portugal.

A estratégia em causa assenta na implementaçáo de dois interfaces web, mais concretamente o portal da escola, ponto de encontro das comunidades educativas, com ferramentas de disponibilizaçáo e partilha de conteúdos educativos, de comunicaçáo, aprendizagem e avaliaçáo à distância, e o portal institucional do Ministério da Educaçáo, espaço de comunicaçáo do Ministério da Educaçáo que condensa a informaçáo hoje dispersa pelos diversos sítios institucionais dos organismos do referido Ministério.

Ambos os portais funcionam ainda como pontos de acesso a um sistema integrado de gestáo para as escolas e para os diversos organismos que integram o Ministério da Educaçáo.

A plataforma tecnológica de suporte ao Sistema de Informaçáo do Ministério da Educaçáo é escalável, respeita as normas de acessibilidade e usabilidade em vigor e baseia-se em standards, seguindo as recomendaçóes internacionais e as directrizes nacionais nesta matéria.

Deste modo, é possível integrar sistemas já existentes no universo da educaçáo, assim como comunicar facilmente com realidades externas mas cruciais para esta área, de que se reveste de particular importância a framework de serviços comuns e o cartáo de cidadáo.

A dimensáo e relevância da construçáo do Sistema de Informaçáo da Educaçáo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT