Aviso n.º 9852/2018

Data de publicação24 Julho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aviso n.º 9852/2018

Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.

1 - Doutor António Augusto Fontainhas Fernandes, professor catedrático e Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, faz saber que, pelo prazo de trinta dias úteis a contar do dia imediato àquele em que o presente anúncio for publicado, se encontra aberto o concurso de seleção internacional para 1 lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica na área principal de Ciências Exatas e Biológicas e área científica de Ciências Biológicas, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo pelo prazo de três anos, renovável por períodos de um ano até à duração máxima de seis anos, com vista ao desenvolvimento de atividades de investigação em Ecotoxicologia, endocrinologia, biologia de reprodução, biologia do desenvolvimento e biologia de água doce.

Pretende-se com este projeto de investigação avaliar como potencias alterações climáticas modificam a ação de contaminantes ambientais sobre os sistemas reguladores da reprodução (sistema nervoso central e eixo reprodutivo) em espécies aquáticas e o impacto trans-multigeracional dos efeitos induzidos.

2 - Nos termos do artigo 16.º RJEC, o presente procedimento concursal está dispensado da autorização dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, designadamente a referida no n.º 3 do artigo 7.º da LTFP; da obtenção do parecer prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, referido no n.º 5 do artigo 30.º da LTFP e do procedimento de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação, referido no artigo 265.º da LTFP.

3 - São requisitos para admissão ao concurso:

a) Possuir doutoramento em Ciências Biomédicas

Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, devendo as formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

b) Possuir certificação pela FELASA de categoria C e acreditação pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para a prática de experimentação animal.

c) Possuir experiência relevante após doutoramento, no mínimo de 10 anos, ou currículo científico relevante após doutoramento, nas temáticas de Ecotoxicologia, endocrinologia, biologia de reprodução, biologia do desenvolvimento e biologia de água doce.

d) Ter beneficiado de financiamento direto por parte da FCT, após o doutoramento, durante um período igual ou superior a trinta e seis meses.

e) Ter bolsa ativa financiada pela FCT a 1 de setembro de 2016.

f) Cumprir os requisitos expressos no Decreto-Lei n.º 57/2016 de 29 de agosto, incluindo as alterações inseridas pela Lei n.º 57/2017 de 19 de julho.

g) Reunir os demais requisitos constantes da Lei, designadamente os estabelecidos na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (artigo 17.º da Lei n.º 35/2014 de 21 de junho).

4 - O investigador a recrutar deverá exercer as atividades científicas usando como modelo espécies aquáticas (ex. Danio rerio), com o objetivo de identificar se compostos naturais e/ou sintéticos exercem efeitos sobre o sistema reprodutivo (eixo cérebro-hipófise-gónadas) negativos, com a finalidade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT