Aviso n.º 8090/2020

Data de publicação25 Maio 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoInfraestruturas e Habitação - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I. P.

Aviso n.º 8090/2020

Sumário: Concursos externos de âmbito internacional para recrutamento de seis investigadores auxiliares.

1 - Concursos para recrutamento de investigadores auxiliares - Nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 140.º do Decreto-Lei n.º 33/2018, de 15 de maio, e da publicação da Deliberação (extrato) n.º 537/2020 no Diário da República, 2.ª série, n.º 86, de 2020-05-04, de nomeação e com a composição dos respetivos júris, torna-se público que por deliberação do Conselho Diretivo do LNEC, I. P., de 2020-05-11, foi autorizada a abertura, pelo prazo de 30 dias úteis, de seis concursos externos, de seleção internacional, para recrutamento de seis investigadores auxiliares, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado, do mapa de pessoal deste Laboratório Nacional, pelo período de um ano, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos, visando o preenchimento de um posto de trabalho em cada concurso nas seguintes áreas científicas:

Economia e Gestão da Construção (1 posto de trabalho);

Engenharia Mecânica de Projeto e Construção (1 posto de trabalho);

Geologia de Engenharia (1 posto de trabalho);

Materiais de Construção (1 posto de trabalho);

Química (1 posto de trabalho);

Transportes (1 posto de trabalho).

As áreas científicas referidas correspondem às áreas científicas dos bolseiros de pós-doutoramento do LNEC abrangidos pelo n.º 1 do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com a alteração introduzida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho.

2 - Naturezas dos concursos - Os concursos consistem na apreciação do curriculum vitae e da obra científica dos candidatos.

3 - Legislação aplicável - Os presentes concursos regem-se pelas disposições do Decreto-Lei n.º 124/99, de 20 de abril, Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua atual redação, e subsidiariamente pela Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

4 - Conteúdo funcional - Cabe ao investigador auxiliar executar, com caráter de regularidade, atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades científicas e técnicas enquadradas nas missões deste Laboratório Nacional, incluindo:

a) Participar na conceção, desenvolvimento e execução de projetos de investigação e desenvolvimento e em atividades científicas e técnicas conexas;

b) Orientar os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos a seu cargo;

c) Colaborar no desenvolvimento de ações de formação e capacitação no âmbito da metodologia da investigação e desenvolvimento;

d) Acompanhar os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos bolseiros e demais formandos acolhidos no LNEC, e participar na sua formação;

e) Orientar e participar em programas de formação da instituição;

f) Orientar teses de estudantes do ensino superior, designadamente de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento;

g) Disseminar e publicar os resultados não confidenciais da atividade científica e técnica desenvolvida;

h) Exercer as funções para que haja sido eleito ou designado e participar nas sessões dos órgãos colegiais do LNEC.

5 - Local de trabalho - Avenida do Brasil, n.º 101, 1700-066 Lisboa.

Para cada um dos concursos referidos em 1, as atividades de investigação serão exercidas, respetivamente, no:

Departamento de Edifícios, Núcleo de Economia, Gestão e Tecnologia da Construção;

Centro de Instrumentação Científica, Núcleo de Qualidade Metrológica;

Departamento de Geotecnia, Núcleo de Geologia de Engenharia e de Ambiente;

Departamento de Materiais, Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos;

Departamento de Materiais, Núcleo de Materiais Orgânicos,

Departamento de Transportes, Núcleo de Planeamento, Tráfego e Segurança.

sem prejuízo de poderem ser exercidas também noutras unidades orgânicas e de deslocações temporárias no país ou estrangeiro durante a vigência do contrato.

6 - Remuneração-base, condições de trabalho e regalias sociais:

6.1 - A remuneração-base, se os candidatos não tiverem direito a outra superior, é a correspondente a (euro) 3 201,40 ou (euro) 2 134,26, conforme as funções sejam exercidas em regime de dedicação exclusiva ou de tempo integral.

6.2 - As condições de trabalho e as regalias sociais são as genericamente vigentes para os trabalhadores da Administração Pública, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado, pelo período de um ano, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos.

7 - Requisitos de admissão:

7.1 - Requisitos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT