Aviso n.º 7376/2018

Data de publicação01 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 7376/2018

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 28 de junho de 2017, proferido, por delegação de competências, ao abrigo do n.º 1 do mesmo artigo, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Intervenção Educativa em Creche da Escola Superior de Educação de Almeida Garrett.

5 de fevereiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior:

Escola Superior de Educação de Almeida Garrett.

2 - Curso técnico superior profissional:

T176 - Intervenção Educativa em Creche.

3 - Número de registo:

R/Cr 32/2017.

4 - Área de educação e formação:

761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Planificar, organizar, implementar ações e intervir diretamente com crianças até aos 36 meses e com as suas famílias individualmente e em interação com diversos técnicos de educação de infância, de saúde e de apoio social nomeadamente ao domicilio, em centros apoio especializado, em creches incluindo as que existem em internatos, prisões e hospitais.

5.2 - Atividades principais:

a) Desenvolver atividades socioeducativas nas instituições que acolhem crianças até aos 36 meses, nomeadamente no primeiro berçário e noutras salas nas creches tradicionais e mini creches, incluindo aquelas existentes em internatos, prisões e hospitais;

b) Desenvolver de modo continuado, em colaboração com os educadores de infância atividades formativas e de mediação familiar quando considerado necessário;

c) Desenvolver autonomamente (com supervisão de educadores de infância) atividades de tipo maternal;

d) Apoiar as crianças nas rotinas de higiene, alimentação e sesta de um modo responsável, e respeitador de ritmos adequados ao desenvolvimento dos bebés durante os três primeiros anos de vida;

e) Implementar jogos e outras ações lúdico-expressivas e motoras que possibilitem às crianças construir-se e desenvolver-se de modo autónomo equilibrado;

f) Organizar espaços e materiais que facilitem a aprendizagem das crianças e o relacionamento próximo com os familiares;

g) Colaborar na construção de materiais nomeadamente de jogos heurísticos, cestos de tesouros ou outros materiais que promovam e facilitem a brincadeira das crianças;

h) Apoiar e orientar os pais na resolução de questões e dificuldades práticas iniciais (sono, amamentação, chucha, humores, e outras);

i)...

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