Aviso n.º 5256/2023

Data de publicação13 Março 2023
Número da edição51
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Coimbra
N.º 51 13 de março de 2023 Pág. 161
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
Aviso n.º 5256/2023
Sumário: Concurso externo tendo em vista o preenchimento de dois postos de trabalho da car-
reira (não revista) de técnico de informática e categoria de técnico de informática,
grau 1, nível 1.
Nos termos do disposto na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada
em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, conjugado com o disposto no n.º 1 do artigo 28.º do
Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho, e no Decreto-Lei n.º 97/2001, de 26 de março, torna-se
público que, por meu despacho de 19/01/2023, no uso de competência delegada, se encontra
aberto, pelo prazo de dez dias úteis, contados a partir da data de publicação do presente Aviso no
Diário da República, concurso externo para constituição de relação jurídica de emprego público na
modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, tendo em vista
o preenchimento de dois postos de trabalho da carreira (não revista) de Técnico de Informática e
categoria de Técnico de Informática, Grau 1, Nível 1 do mapa de pessoal do Instituto Politécnico
de Coimbra.
1 — Referência do concurso: PRND/24/2022
2 — Local e horário de trabalho — Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Poli-
técnico de Coimbra, em regime de horário de trabalho normal.
3 — Prazo de validade: O concurso é válido pelo prazo máximo de um ano, nos termos do n.º 1
do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 204/98, de 11 de julho, e caso a lista de ordenação final contenha
um número de candidatos aprovados superior ao do posto de trabalho a ocupar, será constituída
reserva de recrutamento interna, nos termos do disposto na alínea d) do artigo 7.º deste diploma.
4 — Áreas funcionais e caracterização do posto de trabalho:
4.1 — Nos termos do artigo 3.º da Portaria n.º 358/2002, de 03/04, designadamente nas
seguintes áreas funcionais:
a) HelpDesk/ServiceDesk e Operação de Sistemas;
b) Prestar suporte (remotamente, via telefone e/ou presencialmente) aos utilizadores e deter-
minar causas e soluções dos problemas em questão e/ou encaminhar para uma segunda linha;
c) Instalar, configurar e manter sistemas operativos e outras aplicações;
d) Participar na implementação de procedimentos e criação da respetiva documentação, rela-
cionados com a resolução dos problemas.
5 — Requisitos de admissão: os candidatos devem reunir os requisitos gerais e especiais de
admissão, até ao último dia do prazo de candidatura.
5.1 — Requisitos gerais de admissão:
a) Em cumprimento do disposto no n.º 3 do artigo 30.º da LTFP, o presente procedimento
concursal é aberto aos trabalhadores detentores de vínculo de emprego público por tempo inde-
terminado. Tendo em conta os princípios da eficácia, da celeridade e do aproveitamento dos atos
administrativos, o presente procedimento concursal é igualmente aberto a trabalhadores com vínculo
de emprego público a termo ou sem vínculo de emprego público, nos termos do disposto no n.º 4
do artigo 30.º da LTFP, sendo, em qualquer caso, respeitadas as prioridades legais.
b) Reunir os requisitos gerais previstos no artigo 17.º da LTFP.
5.2 — Requisitos especiais (habilitações académicas): adequado curso tecnológico, curso
das escolas profissionais ou curso que confira certificado de qualificação de nível III em áreas de
informática, conforme disposto na alínea a) do n.º 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 97/2001, de
26 de março.

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