Aviso n.º 4417/2021

Data de publicação09 Março 2021
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Viana do Alentejo

Aviso n.º 4417/2021

Sumário: Consulta pública do Projeto de Regulamento do Prémio Literário António Isidoro de Sousa.

Consulta Pública do Projeto de Regulamento do Prémio Literário António Isidoro de Sousa

Bernardino António Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, torna público que foi deliberado, em reunião ordinária da Câmara Municipal de 4 de novembro de 2020, ao abrigo do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, na atual redação, promover a consulta pública do Projeto de Regulamento do Prémio Literário António Isidoro de Sousa.

Assim, o referido Projeto de Regulamento, cujo teor se publica integralmente, é sujeito a consulta pública, por um prazo de trinta dias úteis, contados da data de publicação deste aviso na 2.ª série do Diário da República, para recolha de contributos, observações ou sugestões tidas por convenientes, podendo as mesmas ser enviadas para o endereço eletrónico camara@cm-vianadoalentejo.pt.

1 de março de 2021. - O Presidente da Câmara, Bernardino António Bengalinha Pinto.

Projeto de Regulamento do Prémio Literário António Isidoro de Sousa

Nota justificativa

A promoção da leitura e, consequentemente, da escrita é uma das chaves para a eliminação das assimetrias causadas por seculares tradições de iliteracias.

Assim, no intuito de incentivar a escrita, em diversas modalidades, como texto em prosa ou poesia erudita, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, institui o "Prémio Literário António Isidoro de Sousa". Pretende-se deste modo, valorizar a língua e a cultura portuguesas, promovendo a escrita literária com a atribuição de um prémio a nível nacional, que muito honrará Viana do Alentejo e as suas gentes.

Em respeito à indiscutível importância da literatura, o Município de Viana do Alentejo decidiu criar o Prémio Literário António Isidoro de Sousa, com vista ao reconhecimento, valorização, incentivo, promoção, divulgação e criação literária.

Natural de Viana do Alentejo, onde nasceu a 4 de abril de 1843, António Isidoro de Sousa era filho do médico António José de Sousa e de Maria José de Sousa.

Formou-se em Agronomia e Veterinária em 1864, aos 21 anos, no Instituto Agrícola de Lisboa com uma tese sobre a agricultura no concelho de Viana. Tese que foi publicada na revista Archivo Rural no mesmo ano.

Privou com várias figuras de destaque na época, mas recusou sempre os cargos mais relevantes que lhe quiseram atribuir (professor da Escola de Medicina Veterinária de Lisboa, diretor-geral da agricultura, deputado, governador civil) em prol da dedicação à terra onde nascera.

Exerceu as funções de intendente da pecuária em Évora e em Coimbra, e de agrónomo distrital em Beja. Foi cofundador, a partir da década de 1870, da Liga dos Lavradores do Baixo Alentejo e membro da Real Associação Central da Agricultura Portuguesa, onde organizou o Congresso Agrícola de 1888.

Criou a União Vinícola e Oleícola do Sul, em 1892, em Viana do Alentejo, que foi um dos projetos mais arrojados da sociedade alentejana do tempo e a primeira cooperativa agrícola portuguesa. Deve-se também a António Isidoro de Sousa a criação, em 1893, no âmbito de atuação da União, da Escola Industrial Médico Sousa, cuja designação homenageia o seu pai.

Encabeçou o movimento que se bateu pela...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT