Aviso n.º 3198/2017

Data de publicação28 Março 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 3198/2017

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 6 de agosto de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.

2 de março de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior,

Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação

2 - Curso técnico superior profissional

T095 - Apoio à Infância

3 - Número de registo

R/Cr 350/2015

4 - Área de educação e formação

761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Planear as atividades a realizar no âmbito do desenvolvimento de crianças até aos 12 anos, contribuindo para a formação integral nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.

5.2 - Atividades principais

a) Coordenar o apoio às crianças nas diversas dimensões do seu quotidiano (refeições, higiene pessoal, situações de recreio e de aprendizagem), nas instituições;

b) Implementar ações e ou atividades no âmbito de projetos em desenvolvimento;

c) Construir materiais lúdico e ou pedagógicos de apoio às diferentes áreas de aprendizagem;

d) Dinamizar atividades multidisciplinares em espaços onde as crianças desenvolvam o seu processo de socialização (ludotecas, bibliotecas, atividades de tempos livres, espaços desportivos e recreativos);

e) Coordenar equipas multidisciplinares de apoio à infância;

f) Planear e implementar projetos, em parceria com outros agentes;

g) Supervisionar as relações estabelecidas entre as crianças, as famílias e os membros da instituição;

h) Gerir os recursos humanos e materiais afetos à instituição;

i) Gerir situações problemáticas no relacionamento entre crianças.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

Conhecimentos profundos sobre o desenvolvimento psicológico, físico, comunicacional, cultural e social da infância;

Conhecimentos fundamentais sobre problemas pessoais, familiares e sociais relacionados com a infância;

Conhecimentos fundamentais sobre os cuidados, na infância, no âmbito da formação pessoal, social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças;

Conhecimentos especializados sobre programas de intervenção no...

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