Aviso n.º 3198/2017
Data de publicação | 28 Março 2017 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 3198/2017
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 6 de agosto de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.
2 de março de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior,
Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação
2 - Curso técnico superior profissional
T095 - Apoio à Infância
3 - Número de registo
R/Cr 350/2015
4 - Área de educação e formação
761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Planear as atividades a realizar no âmbito do desenvolvimento de crianças até aos 12 anos, contribuindo para a formação integral nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
5.2 - Atividades principais
a) Coordenar o apoio às crianças nas diversas dimensões do seu quotidiano (refeições, higiene pessoal, situações de recreio e de aprendizagem), nas instituições;
b) Implementar ações e ou atividades no âmbito de projetos em desenvolvimento;
c) Construir materiais lúdico e ou pedagógicos de apoio às diferentes áreas de aprendizagem;
d) Dinamizar atividades multidisciplinares em espaços onde as crianças desenvolvam o seu processo de socialização (ludotecas, bibliotecas, atividades de tempos livres, espaços desportivos e recreativos);
e) Coordenar equipas multidisciplinares de apoio à infância;
f) Planear e implementar projetos, em parceria com outros agentes;
g) Supervisionar as relações estabelecidas entre as crianças, as famílias e os membros da instituição;
h) Gerir os recursos humanos e materiais afetos à instituição;
i) Gerir situações problemáticas no relacionamento entre crianças.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
Conhecimentos profundos sobre o desenvolvimento psicológico, físico, comunicacional, cultural e social da infância;
Conhecimentos fundamentais sobre problemas pessoais, familiares e sociais relacionados com a infância;
Conhecimentos fundamentais sobre os cuidados, na infância, no âmbito da formação pessoal, social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças;
Conhecimentos especializados sobre programas de intervenção no...
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