Aviso n.º 3139/2017
Data de publicação | 27 Março 2017 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 3139/2017
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 3 de agosto de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Serviço Social e Desenvolvimento Social da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
2 de março de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
2 - Curso técnico superior profissional
T054 - Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário
3 - Número de registo
R/Cr 343/2015
4 - Área de educação e formação
762 - Trabalho Social e Orientação
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Elaborar diagnósticos, planear estratégias e intervir em contextos sociais desfavorecidos, na prevenção e na reinserção de disfunções sociais, com especial ênfase em grupos mais vulneráveis a situações de risco e de exclusão social, independentemente da faixa etária.
5.2 - Atividades principais
a) Elaborar diagnósticos sobre as situações-problema de acordo com os contextos específicos;
b) Analisar e definir as situações-problema, juntamente com os intervenientes nas mesmas;
c) Planear estratégias de intervenção adequados à resolução das situações identificadas;
d) Coordenar implementação de planos e estratégias definidos para a resolução dos problemas;
e) Planear estratégias de intervenção que promovam e previnam o surgimento de disfunções sociais;
f) Coordenar implementação de planos e estratégias definidos para a prevenção de disfunções sociais;
g) Gerir relações interpessoais e intergrupais nos diferentes contextos sociais;
h) Coordenar equipas e instituições promotoras de intervenção social em múltiplas vertentes, designadamente na educação, justiça, proteção a crianças e jovens, autarquias, segurança social, habitação, emprego e formação;
i) Trabalhar em equipa e em cooperação com os profissionais na área dos recursos sociais.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimento abrangente ao nível do português;
b) Conhecimento abrangente ao nível da matemática;
c) Conhecimento abrangente da organização política de Portugal e da União Europeia;
d) Conhecimento abrangente da história económica e social a nível...
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