Aviso n.º 18343/2018

Data de publicação10 Dezembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 18343/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção de investigador doutorado no âmbito do projeto de investigação "Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco"- PTDC/ART-HIS/32327/2017.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 24 de outubro de 2018, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 investigador doutorado a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação "Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco"- PTDC/ART-HIS/32327/2017, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos fundos nacionais. O contrato de trabalho será a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 19 de novembro de 2018.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto "Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco - IRONIC" pretende:

Este projeto interdisciplinar (IRONIC), que alia a Ciência da Conservação, a Nanotecnologia, a Conservação e Restauro e a História da Cultura Escrita, visa resolver o problema de corrosão de tinta ferrogálica. Sendo a principal tinta usada em manuscritos, na Europa desde o século V, seu estudo é crucial para evitar a perda contínua de documentos. Um tema há muito estudado mas que ainda continua por resolver. A tinta ferrogálica actua como um catalisador da hidrólise ácida e da oxidação do suporte (papel ou pergaminho). O Fe(III) é cataliticamente inactivo, contudo, pode ser reduzido a Fe(II) e despoletar os mecanismos de oxidação da celulose, feita pela produção directa de radicais livres. Até aos nossos dias temos visto uma preocupação em travar este processo pois coloca em risco um vasto conjunto de documentos, desde manuscritos, a partituras e desenhos, com a perda definitiva de material e leitura.

O projecto IRONIC irá permitir reunir e estudar a informação existente sobre a problemática da conservação de arquivos desde o século XIV, como uma prova de uma preocupação das sociedades europeias, associadas aos processos de formação do Estado. Este projeto irá também identificar e caracterizar as alterações da tinta ferrogálica em diferentes manuscritos datados e de diferentes arquivos. O IRONIC utilizará, em manuscritos, as vantagens que a nanotecnologia, uma das áreas mais inovadoras...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT