Aviso n.º 18341/2018

Data de publicação10 Dezembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 18341/2018

Abertura de procedimento concursal de seleção de investigador doutorado no âmbito do projeto de investigação «Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871)» - PTDC/ART-DAQ/31959/2017.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 24 de Outubro de 2018, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 investigador doutorado a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação «Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871)» - PTDC/ART-DAQ/31959/2017, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos fundos nacionais. O contrato de trabalho será a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 19 de novembro de 2018.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto «Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871)» - PTDC/ART-DAQ/31959/2017 pretende:

Depois da restauração da independência, a Aula de Fortificação e Arquitectura Militar foi criada em Lisboa, em 1647.Várias classes e escolas seguiram-se em Portugal e nos seus territórios ultramarinos, um ciclo que terminaria em 1871, quando a Escola Mathemática e Militar, na Índia Portuguesa foi fechada. Partindo de duas principais fontes bibliográficas do século XIX que nunca foram atualizados e que são até hoje recursos indispensáveis [Rib1871; Vit1899], este projeto irá atualizar estas obras conceptual e metodologicamente. Pretende-se olhar para os agentes do dispositivo colonial - especialistas e instituições - através do tempo e do espaço para entender como é que eles criaram e formaram redes da tecnociência em todo o Império Português. Importa também perceber como estas redes mudaram (ou não) ao longo do tempo ou das diferentes geografias. A intenção do projeto é investir não apenas na atualização das informações relativas à atuação e formação destes agentes ao longo do tempo, mas sobretudo, na criação de uma efetiva base de dados relacional onde estas informações possam ser tratadas e analisadas qualitativa e quantitativamente nos seus diversos aspetos. Um dos objetivos do projeto é desenvolver e disponibilizar esta base de dados numa plataforma de livre acesso, que visa, por um lado, dar apoio à investigação científica em diversas áreas e, por outro...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT