Aviso n.º 18192/2018

Data de publicação07 Dezembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 18192/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção de investigador doutorado no âmbito do projeto de investigação Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo - PTDC/SOC-SOC/28655/2017.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 24 de outubro de 2018, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 investigador doutorado a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação «Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo» - PTDC/SOC-SOC/28655/2017, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos fundos nacionais. O contrato de trabalho será a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 19 de novembro de 2018.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto «Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo» pretende:

Analisar as dimensões menos visíveis da participação política e cívica, explorando o que designamos por «Artes da cidadania». Pretende-se pesquisar territórios não-institucionais de construção da cidadania e de participação na esfera pública que recorrem a dinâmicas criativas diversas, procurando estudar de que modo a agência política pode estar associada à agência criativa na juventude. Mais especificamente, pretende-se estudar como diferentes protagonistas juvenis, individual ou coletivamente, empenhados em distintas causas sociais, culturais e políticas, empregam certos recursos e gramáticas criativas (street art, rap, ativismo digital, cultural jamming, guerrilla theatre, etc.) como forma de expressão e de participação cidadã. Metodologicamente, o projeto adopta uma abordagem qualitativa envolvendo pesquisa etnográfica, com observação participante, a realização de entrevistas aprofundadas e a aplicação de metodologias visuais.

O investigador contratado será integrado na equipa do projeto participando nas seguintes tarefas de investigação científica, gestão e disseminação de conhecimento:

a) Revisão da literatura;

b) Abordagem exploratória ao terreno;

c) Implementação das metodologias e técnicas de recolha de informação (entrevistas, observação etnográfica, etc.);

d) Implementação de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT