Aviso n.º 1802/2017
Data de publicação | 16 Fevereiro 2017 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 1802/2017
Torna-se publico que, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 21 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Marketing Agroalimentar da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
3 de fevereiro de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior Agrária
2 - Curso técnico superior profissional
T230 - Marketing Agroalimentar
3 - Número de registo
R/Cr 257/2015
4 - Área de educação e formação
342 - Marketing e Publicidade
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Gerir ações de valorização dos produtos agrícolas e agroalimentares promovendo o desenvolvimento sustentável das empresas e a sua inserção eficaz no mercado.
5.2 - Atividades principais
a) Elaborar estudos de mercado para produtos agrícolas e agroalimentares;
b) Gerir e coordenar as ações de marketing de empresas agrícolas e ou agroalimentares;
c) Gerir no terreno ações comerciais vantajosas com clientes e fornecedores;
d) Coordenar atividades de produção e de venda junto de produtores;
e) Gerir ações concretas de promoção em feiras e eventos, de caráter nacional ou internacional;
f) Implementar e gerir espaços de comunicação multimédia que favoreçam a venda de produtos agrícolas e agroalimentares;
g) Elaborar e apresentar relatórios periódicos que identifiquem as principais características da concorrência, em particular, as ameaças potenciais ou reais;
h) Coordenar os serviços de gestão que prestam apoio às estratégias de comercialização da empresa;
i) Elaborar prospeções de mercado visando a identificação de inovações que possam contribuir para a criação de novos produtos, ou o reconhecimento de novos canais de distribuição;
j) Coordenar estratégias que valorizem os produtos através da intensificação de sistemas de rastreabilidade e de segurança alimentar;
k) Gerir a implementação ou a coordenação de sistemas de distribuição pouco complexos.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados de informática e de comunicação multimédia;
b) Conhecimentos abrangentes e especializados de ferramentas de...
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