Aviso n.º 17002/2019

Data de publicação24 Outubro 2019
SeçãoParte G - Empresas públicas
ÓrgãoCentro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E.

Aviso n.º 17002/2019

Sumário: Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Gastrenterologia Pediátrica.

Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE, de 18 de setembro de 2019, faz -se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para admissão ao Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Gastrenterologia Pediátrica - criado por despacho de Sua Excelência a Ministra da Saúde, de 6 de maio de 2019, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.

Fundamentação

A Gastrenterologia Pediátrica é uma Subespecialidade Pediátrica reconhecida pela Ordem dos Médicos, existindo um plano de formação específico, com objetivos e conteúdos definidos pelo Colégio de Gastrenterologia Pediátrica que respeitam as recomendações internacionais como as da Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica. Desta forma, e com a garantia de que a Unidade de Gastrenterologia Pediátrica integrada no Centro Hospitalar Universitário do Porto possui os recursos técnicos e humanos, com capacidade de formação em toda a gama de procedimentos diagnósticos e terapêuticos adequados, cumprindo todos os requisitos definidos pela Ordem dos Médicos, pelo que se propõe a abertura de um Ciclo de Estudos Especiais em Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica.

O programa tem como objetivo a formação de subespecialistas em Gastrenterologia Pediátrica, definidos como médicos com formação em Pediatria e Gastrenterologia, com capacidade para diagnosticar e tratar crianças com doença gastrintestinal e hepática. Embora a Nutrição Pediátrica abranja transversalmente toda a prática da Pediatria e não possa ser exclusivamente reclamada por nenhuma subespecialidade, a natureza dos processos patológicos da Gastrenterologia Pediátrica e respetivas intervenções terapêuticas exige também uma importante componente da Nutrição na formação e desempenho do Gastrenterologista Pediátrico. O programa de formação em Gastroenterologia Pediátrica de médicos com formação em Pediatria e Gastrenterologia de acordo com o plano aprovado pela Ordem dos Médicos estabelece um período de formação de 2 anos em horário integral.

1 - Designação: Ciclo de Estudos Especiais de Gastrenterologia e Nutrição Pediátrica

2 - Duração: O período de formação será de 24 meses.

3 - Regime e condições de trabalho: O regime de trabalho será de no mínimo 35 horas semanais, incluindo um período semanal de 12h no serviço de urgência de Pediatria, com participação e trabalho clínico, frequência de seminários especializados e realização de trabalho de investigação clínica e laboratorial.

4 - Local da sua realização: Serviço de Pediatria - Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto.

5 - Programa:

O Ciclo abrange todas as áreas do conhecimento e assistência em Gastrenterologia Pediátrica.

1 - Conhecimento básico em Gastrenterologia:

Embriogénese e suas relações com a patologia digestiva, nomeadamente em situações malformativas como hérnia diafragmática, mal rotação, duplicação, estenose/atresia; Imunologia do tubo digestivo

Fisiologia e fisiopatologia do tubo digestivo, incluindo a das causas intestinais, hepáticas e pancreáticas de má absorção, de enteropatia exsudativa.

Equilíbrio hidro-electrolítico, causas e tratamento de desidratação

Identificação e interpretação de quadros clínicos correntes, como o atraso estaturoponderal, vómitos, diarreia crônica, hemorragia digestiva e a dor abdominal recorrente.

Formas de apresentação, diagnóstico e tratamento das principais doenças gastrintestinais, tais como: a doença celíaca, refluxo gastro-esofágico, doença inflamatória intestinal, insuficiência pancreática.

2 - Conhecimentos básicos em Hepatologia:

Fisiopatologia hepática e metabolismo biliar

Clínica e tratamento de doença hepática aguda

Clínica e tratamento de doença hepática crônica

Fisiopatologia, clínica e tratamento da insuficiência hepática

Fisiopatologia, clínica e tratamento das doenças colestáticas

Relevo do suporte nutricional na doença hepática

Fisiopatologia, clínica e tratamento das principais doenças metabólicas de expressão hepática Transplante hepático e suas indicações

Na formação básica estão incluídas sessões formativas sobre conhecimentos fundamentais de ciências básicas: Biologia, Bioquímica, Fisiologia, Genética, Nutrição e Bioestatística, assim como sessões formativas em laboratórios especializados na área da Anatomia Patológica e Imagiologia.

3 - Competências clínicas:

Avaliação do estado nutricional de lactentes e crianças, e antropometria

Avaliação de grau de desidratação e plano de hidratação

Interpretação de estudos radiológicos e outras técnicas de imagiologia

Prescrição e acompanhamento de regimes de alimentação enteral e parenteral

Prescrição de dietas restritivas

4 - Competências técnicas:

Autonomia na execução de:

Endoscopia digestiva alta diagnóstica/terapêutica

Colocação de gastrostomia percutânea endoscópica

Colonoscopia diagnóstica e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT