Aviso n.º 12013/2017

Data de publicação09 Outubro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 12013/2017

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 27 de agosto de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Produção Multimédia e Jogos Digitais do Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Maia.

16 de agosto de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Instituto Politécnico da Maia - Escola Superior de Tecnologia e Gestão

2 - Curso técnico superior profissional

T289 - Produção Multimédia e Jogos Digitais

3 - Número de registo

R/Cr 369/2015

4 - Área de educação e formação

213 - Audiovisuais e Produção dos Media

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Conceber, planear e desenvolver produtos multimédia e jogos digitais com objetivos sérios ou lúdicos, recorrendo a tecnologias específicas.

5.2 - Atividades principais

a) Desenvolver novos conceitos para jogos digitais;

b) Elaborar storyboards, incluindo arte concetual, para jogos digitais com recurso a várias técnicas gráficas;

c) Planear e gerir a produção de conteúdos multimédia interativos e multiplataforma;

d) Elaborar, com recurso a ferramentas informáticas específicas, modelos de objetos 3D;

e) Desenvolver componentes áudio específicos para jogos e conteúdos multimédia;

f) Programar aplicações multimédia interativas;

g) Programar, com recurso a plataformas informáticas específicas, jogos digitais;

h) Desenhar interfaces para jogos digitais e produtos multimédia;

i) Implementar, com recurso a ferramentas informáticas específicas, animações e efeitos visuais 2D;

j) Implementar, com recurso a ferramentas informáticas específicas, animações 3D.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimento profundo da nomenclatura técnica utilizada no design de jogos digitais;

b) Conhecimentos fundamentais dos princípios teóricos inerentes à prática de conceção de personagens de jogos digitais;

c) Conhecimentos especializados dos princípios de modelação e síntese de imagem tridimensional na produção de jogos digitais;

d) Conhecimentos abrangentes do processo metodológico da produção de áudio digital;

e) Conhecimentos fundamentais de modelação avançada e síntese de imagem foto-realistas e...

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