Aviso n.º 11787/2018

Data de publicação21 Agosto 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 11787/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção de investigador doutorado no âmbito do projeto de investigação "ORFEU (1956-1983): Políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno" - PTDC/ART-OUT/32320/2017.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 31 de julho de 2018, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 investigador doutorado a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação "ORFEU (1956-1983): Políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno" - PTDC/ART-OUT/32320/2017, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos fundos nacionais. O contrato de trabalho será a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 7 de agosto de 2018.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto ORFEU (1956-1983): Políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno pretende:

Centrado na actividade de editora discográfica Orfeu entre os anos de 1956-1983 no Porto, em particular na acção do editor Arnaldo Trindade, seu fundador e proprietário, este projecto tem como principais objectivos:

Realizar uma historiografia do país a partir da popular music enquanto cultura popular, focada nas políticas e estéticas da produção e consumo da música, que possa dialogar com aquela classicamente definida em trono de eventos políticos e marcos económicos e sociais.

Compreender de que modo a transformação das estruturas de produção cultural refletem, infletem ou potenciam transformações sociais.

Compreender o posicionamento ambíguo de Portugal em quadros analíticos avançados a partir de contextos académicos da Europa e América do Norte, desenvolvendo ferramentas analíticas que contemplem as suas dinâmicas históricas sociais, económicas e políticas, e avaliando criticamente a ideia de um país "semi-periférico" como avançado por Boaventura Sousa Santos (1994).

Conceber a cultura popular nas suas dimensões estéticas e políticas, entendendo a produção cultural como 'infra política'.

Compreender o papel desempenhado pela criatividade e pelos agentes culturais na transformação das estruturas de produção.

Compreender a articulação entre materiais musicais, discursos e práticas institucionais, indagando o potencial transformador que a sua intersecção comporta.

Refletir sobre...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT