Aviso n.º 11785/2018

Data de publicação21 Agosto 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aviso n.º 11785/2018

Abertura de procedimento concursal de seleção de investigador doutorado no âmbito do projeto de investigação "Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)" - PTDC/ART-PER/32624/2017.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 31 de julho de 2018, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 1 investigador doutorado a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação "Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)" - PTDC/ART-PER/32624/2017 - apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos fundos nacionais. O contrato de trabalho será a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 7 de agosto de 2018.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto "Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)" tem como principal meta o estudo das condições materiais da atividade quotidiana dos músicos profissionais em Portugal desde o início do reinado de D. José I (1750), associado a um intenso aumento da contratação de músicos estrangeiros pelas instituições portuguesas, até à integração de Portugal na então CEE (1985), data que marca o início da livre circulação dos profissionais da música no mercado de trabalho europeu unificado. Ao contrário de estudos anteriores, centrados em carreiras individuais ou instituições, o presente projeto tem como foco a comunidade de profissionais que fazem a própria música, assim como a densa rede onde se inserem as suas vidas e as suas carreiras. Com esta finalidade, o projeto irá pela primeira vez examinar sistematicamente o rico corpus documental existente relativo às sucessivas associações profissionais de músicos ativos em Lisboa desde meados do século xviii: os arquivos históricos da Irmandade de Santa Cecília (ISC) e do seu sucessor, Montepio Filarmónico (MP), e os arquivos do Sindicato dos Músicos (SM). Este último acervo reúne a documentação da Associação de Classe dos Músicos Portugueses (ACMP), fundada em 1909, do Sindicato Nacional dos Músicos (SNM), que lhe sucedeu em 1933 no quadro da extinção dos sindicatos livres pela ditadura, e do Sindicato dos Músicos (SM), criado depois da revolução democrática de 1974. Os principais resultados incluem uma base de dados relacional, uma "geografia das profissões da música em Lisboa", artigos em revistas científicas, uma monografia, um congresso internacional e uma exposição documental.

O investigador contratado será integrado na equipa do projeto participando nas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT