Resolução n.º 7/2000/M, de 24 de Março de 2000

Resolução da Assembleia Legislativa Regional n.º 7/2000/M Defesa dos produtos regionais A adesão da Madeira à Comunidade Económica Europeia, em 1986, trouxe inegáveis benefícios para o desenvolvimento e prosperidade desta Região. Os apoios comunitários permitiram a construção de um conjunto de infra-estruturas públicas absolutamente essenciais à melhoria das condições de vida das populações e ao crescimento económico. No entanto, a nossa integração num espaço económico mais amplo teve, também, alguns custos, que importa reduzir.

O mercado único, a abertura das fronteiras, a liberalização dos mercados e a livre circulação de pessoas e mercadorias, representa um desafio difícil para os diversos sectores económicos regionais. Se algumas áreas souberam resistir e aproveitar oportunidades, outras enfrentam - em condições desiguais - a feroz concorrência do exterior.

São os casos do comércio, da indústria, das culturas agrícolas, mas também de produtos tradicionais como os bordados, os vimes e o artesanato.

Os acordos comerciais da União Europeia com outras organizações e países terceiros têm vindo a agudizar a concorrência dos nossos produtos, quer aos de tradicional exportação quer aos produzidos, apenas, para consumo interno.

Defender, promover e estimular a nossa produção passa também por consciencializar todos para a importância de adquirir e consumir produtos regionais, a começar pela administração...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT