Resolução do Conselho de Ministros n.º 99/2017

Coming into Force11 Julho 2017
SectionSerie I
Data de publicação10 Julho 2017
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros

Resolução do Conselho de Ministros n.º 99/2017

A presente resolução determina o estabelecimento da Conta Satélite do Mar, com periodicidade de três em três anos, integrando as Estatísticas Oficiais Portuguesas.

O XXI Governo Constitucional assume o Mar como uma aposta no futuro do país, representando os espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional - o Mar Territorial, a Zona Económica Exclusiva de 200 milhas náuticas e a plataforma continental estendida no âmbito da proposta apresentada pelo governo português às Nações Unidas - um dos principais ativos para o futuro desenvolvimento do país.

Na União Europeia, no âmbito da Política Marítima Integrada, é promovida uma política transversal para a economia do mar denominada «crescimento azul» que, conjuntamente com o seu pilar ambiental («Diretiva Quadro Estratégia Marinha») e o seu pilar do conhecimento («Estratégia Europeia para a Investigação Marinha» e «Conhecimento do Meio Marinho 2020»), apoiada nos planos de ação por bacias marítimas, afirmam uma estratégia de longo prazo para promover o contributo específico da componente marinha e marítima, estratégia que se pretende mais abrangente com vista ao crescimento e ao emprego sustentável.

Esta é uma aposta que responde com clareza aos desafios nacionais e internacionais da economia azul, ao mesmo tempo que afirma a nossa soberania e reforça a posição de Portugal no Mundo, tirando partido da sua centralidade euro-atlântica. O Governo tem como prioridade o apoio e a promoção das atividades económicas tradicionalmente ligadas ao Mar, ao mesmo tempo que fomenta a procura de novas áreas de excelência e de criação de oportunidades de negócio que conduzam à geração de emprego qualificado, ao aumento das exportações, à inovação, ao desenvolvimento tecnológico, e à reconversão de áreas em declínio em indústrias marítimas emergentes.

A existência de instrumentos de medição e aferição e de informação regular sobre o contributo da economia do mar para a economia nacional no seu todo é crucial, como ferramenta nuclear de apoio e aferição das políticas públicas nestes domínios.

Foi com este objetivo no contexto de protocolo de cooperação celebrado entre o Instituto Nacional de Estatística, I. P., e a Direção-Geral de Política do Mar em 12 de julho de 2013 que foi elaborada a primeira Conta Satélite do Mar relativa ao quadriénio de 2010-2013, tendo os seus resultados sido apresentados em 2016.

A primeira edição da Conta Satélite do Mar constituiu um projeto pioneiro...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT