Resolução do Conselho do Governo n.º 185/2023 de 15 de novembro de 2023

Data de publicação15 Novembro 2023
Gazette Issue147
ÓrgãoPresidência do Governo
SectionSérie 1

A passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago dos Açores, nos dias 1 e 2 de outubro de 2019, causou severos danos em diversas infraestruturas portuárias, tendo afetado de forma significativa a capacidade operacional dessas infraestruturas.

Neste contexto, através da Resolução do Conselho do Governo n.º 106/2021, de 13 de maio, publicada no Jornal Oficial, I Série, n.º 73, de 13 de maio de 2021, foi autorizada a celebração de um contrato-programa, com caráter plurianual, entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., destinado a regular a promoção, por esta última, da obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.

De igual modo, e através da Resolução do Conselho do Governo n.º 149/2021, de 24 de junho, publicada no Jornal Oficial, I Série, n.º 100, de 24 de junho de 2021, foi autorizada a celebração de um contrato-programa, com caráter plurianual, entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., destinado a regular a promoção, por esta última, da obra de reparação do molhe de proteção, do muro cortina e das infraestruturas do porto comercial de Ponta Delgada, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.

Finalmente, e pelos mesmos motivos, a Resolução do Conselho do Governo n.º 235/2021, de 21 de setembro, publicada no Jornal Oficial, I Série, n.º 162, de 21 de setembro de 2021, veio autorizar a celebração de um contrato-programa, com caráter plurianual, entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., destinado a regular a promoção, por esta última, da obra de reparação dos mantos proteção da cabeça e do molhe, repavimentação da plataforma do cais e reabilitação das infraestruturas do porto comercial de Vila do Porto, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.

Na sequência das suprarreferidas resoluções do Conselho do Governo, vieram a celebrar-se, efetivamente, os contratos-programa por elas autorizados, nomeadamente o contrato-programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A. relativo à obra de reparação do molhe do porto das Lajes do Pico, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, celebrado a 1 de junho de 2021, o qual veio a sofrer três alterações, o contrato-programa entre a Região Autónoma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT