Resolução do Conselho do Governo n.º 173/2021 de 13 de julho de 2021

Data de publicação13 Julho 2021
Número da edição114
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

Num mundo cada vez mais digital e tecnológico, onde a inovação e a transferência de conhecimento assumem um papel preponderante para a valorização económica das atividades de investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, bem como para a sociedade, importa realçar a relevância da concretização de projetos e do apoio a estruturas, tais como o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – NONAGON, pelo Governo Regional dos Açores.

Esta infraestrutura, promotora de interação entre o meio empresarial, instituições de ensino e centros de investigação e desenvolvimento (I&D), assume uma importante relevância no contexto do desenvolvimento económico e social da Região Autónoma dos Açores, na medida em que possibilita o intercâmbio científico e facilita o incremento de sinergias, gerando vantagens e complementaridades que permitem a valorização da conquista de resultados e o fomento do empreendedorismo de base tecnológica.

De salientar, ainda, a importância que a aposta na captação de empresas nacionais e internacionais reveste para o estímulo do intercâmbio científico no contexto das regiões ultraperiféricas, ao reforçar a integração da Região em clusters tecnológicos mundiais.

Assim, o empreendedorismo, adaptado às necessidades da Região, e a aposta nas indústrias criativas de base científica e tecnológica, vêm não só valorizar o ecossistema de negócios local e regional, mas, também, contribuir para um melhor posicionamento do tecido empresarial regional face aos mercados nacionais e internacionais.

É neste sentido, de promoção da dinamização e do estabelecimento de parcerias regionais, nacionais e internacionais, e de contributo para a atração e fixação de quadros altamente qualificados para a Região, que se revela de extrema importância apoiar o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – NONAGON no desenvolvimento das suas atividades, enquanto organização estruturante na dinamização tecnológica e na formação de capital humano qualificado, quer no domínio dos sistemas de informação e das comunicações, quer na monitorização e observação da terra, do espaço e do mar, bem como enquanto agente catalisador de sinergias nos processos de transferência tecnológica do ecossistema de inovação dos Açores.

Esta infraestrutura, hospedeira de atividades inovadoras, potencia, assim, a competitividade empresarial na ilha de São Miguel e nos Açores, através da disponibilização de serviços de apoio às empresas, bem como a sua integração em redes e parcerias de I&D...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT