Resolução do Conselho do Governo n.º 168/2021 de 9 de julho de 2021

Data de publicação09 Julho 2021
Número da edição111
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

A Igreja de São José da Ribeira Chã é um exemplo afirmado do conhecimento acumulado, do desejo de inovação, de marcar uma época, o desejo de intemporalidade, por parte do seu autor, conjugado com a persistência e esforço dos paroquianos, pároco, autarquia e Governo Regional dos Açores.

O projeto, de autoria do Arquiteto Eduardo Read Henriques Teixeira, açoriano de nascimento, integra-se no movimento modernista em Portugal, visível neste projeto e nas diversas obras construídas na Ilha de São Miguel, bem como no restante arquipélago.

O edifício impõe-se na paisagem pela sua posição isolada num terreno de relevo acentuado e consubstancia uma arquitetura de volumes puros, encastrados, assimétricos numa simbiose inerente ao conceito modernista, à criatividade do arquiteto e materialidade local, marcada pela evidência da pedra de basalto, quer aparelhada, quer em blocos de face rugosa. São de destacar os materiais marcantes do modernismo português e a imaterialidade religiosa.

Face ao exposto, a Igreja de São José da Ribeira Chã, deve ser objeto de proteção através da sua classificação como bem imóvel de interesse público.

Assim, nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 90.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, e do nº 1 do artigo 6.º do Decreto Legislativo Regional n.º 3/2015/A, de 4 de fevereiro, que estabelece o Regime jurídico relativo à inventariação, classificação, proteção e valorização dos bens culturais móveis e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT