Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 24/2022/A de 21 de junho de 2022

Data de publicação22 Junho 2022
Número da edição78
ÓrgãoAssembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
SeçãoSérie 1

Ao longo dos seus 40 anos de existência, o Aeroporto da ilha do Pico tem desempenhado um papel cada vez mais importante no contexto socioeconómico da ilha montanha.

O crescimento neste aeroporto, em termos de passageiros movimentados, tem sido progressivo, tendo, inclusivamente, registado, nos últimos anos, crescimentos percentuais acima da média regional, estando igualmente em linha com a elevada e crescente procura pelo Pico em termos turísticos.

Fruto dos investimentos públicos realizados na década passada, desde 2005 que é possível efetuar ligações aéreas diretas entre a ilha do Pico e o continente, sendo que o número total anual de viagens na rota Lisboa/Pico/Lisboa tem vindo a aumentar a cada ano que passa, registando-se, inclusivamente, mais voos nesta rota nesta fase atual de retoma da normalidade face ao cenário pré-COVID.

Apesar dos resultados notáveis mencionados anteriormente, e considerando a manutenção da gateway do Pico, este aeroporto apresenta alguns condicionalismos ao nível da operacionalidade dos aviões, os quais o tornam não só menos atrativo, mas também mais propenso a que existam cancelamentos de voos, o que, para além dos problemas que acarreta para as ligações regulares, afasta operações que tinham tudo para a sua continuidade e consolidação, apenas por falta de melhores condições de operacionalidade, como aconteceu há relativamente pouco tempo com a empresa TUI.

Devido ao atual comprimento da pista, a maioria das aeronaves de médio curso, tais como as das famílias do Airbus A320 ou do Boeing 737, não conseguem descolar com o peso máximo permitido, o que implica o transporte de menos passageiros e/ou menos carga e/ou redução do alcance, diminuindo igualmente a rentabilidade das operações.

Com o aumento da pista, esta infraestrutura aeroportuária ficará também mais bem preparada para enfrentar algumas condições meteorológicas adversas, aumentando assim as condições de operacionalidade e, consequentemente, fazendo baixar o número de voos cancelados, bem como os prejuízos associados, sobretudo os económicos.

Um prolongamento da pista em aproximadamente 700 metros para oeste, como resulta dos estudos já efetuados, permite resolver as questões elencadas anteriormente, designadamente uma operacionalidade sem restrições neste aeroporto para a esmagadora maioria das aeronaves de médio-curso utilizadas no mundo, onde se inclui, por exemplo, a totalidade da frota da SATA Internacional - Azores Airlines, S. A.

O Aeroporto da ilha do Pico é a...

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