Relatório 3-C/2007, de 18 de Maio de 2007

Relatório n. 3-C/2007

Conservatória do Registo Comercial da Póvoa do Varzim. Matrícula n. 144/681219; identificaçáo de pessoa n. 500273707; inscriçáo n. 22; número e data da apresentaçáo: 23/1 de Julho de 1994.

Certifico que, pela inscriçáo n. 22, foi feito o registo de prestaçáo de contas, referente à sociedade em epígrafe e ao ano de 1993, sendo a acta de aprovaçáo de contas, o balanço analítico, a demonstraçáo dos resultados líquidos e o anexo ao balanço e à demonstraçáo dos resultados, o relatório da direcçáo, a certificaçáo legal das contas e o parecer do órgáo de fiscalizaçáo.

Está conforme.

Conservatória do Registo Comercial da Póvoa do Varzim, 5 de Julho de 1994. - O Primeiro-Ajudante, (Assinatura ilegível.)

Relatório e contas de 1993 Relatório da direcçáo

Dando cumprimento às disposiçóes legais, vem o conselho de direcçáo submeter à vossa apreciaçáo o relatório de gestáo e as contas do exercício de 1993.

1 - Enquadramento macroeconómico

O enquadramento macroeconómico foi globalmente desfavorável ao desempenho da empresa. Com efeito, o ambiente recessivo a nível europeu levou a uma diminuiçáo do consumo, nomeadamente no que diz respeito às despesas com viagens e ocupaçáo dos tempos livres. Esta situaçáo foi ainda agravada pela política de escudo forte, que provocou um encarecimento relativo do produto português. O escudo valorizou-se relativamente à peseta e à libra em Setembro de 1992; acompanhou a desvalorizaçáo da peseta em 6% em Novembro de 1992; e desvalorizou-se em 6,5% em Maio de 1993, quando a peseta foi desvalorizada em 8%.

Para além disso, a política de escudo forte, decorrente do objectivo de convergência nominal da economia portuguesa face à Comunidade Europeia, exigiu o reforço das taxas de juro, com evidentes repercussóes ao nível da economia real.

Náo surpreende, por isso, a queda do PIB em cerca de 2% no último ano (de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística), a par da subida da taxa de desemprego para 6,2%, e da descida da produçáo industrial em 5,7% (nos primeiros nove meses de 1993 em relaçáo ao mesmo período do ano anterior). A descida das taxas de juro no segundo semestre náo provocou ainda sinais visíveis de recuperaçáo da economia, com as necessárias repercussóes ao nível da procura interna e, por arrastamento, ao aumento do consumo do produto turístico.

2 - Principais ocorrências

Na assembleia geral ordinária de Março de 1993 foram eleitos os novos órgáos sociais para o quadriénio 1993-1996.

Tal como nos anos anteriores, a empresa promoveu e participou em iniciativas promocionais, com impacto a nível nacional, dos quais podemos destacar:

Festival Internacional de Música da Costa Verde;

Rallye Internacional Sopete;

Rallye de Portugal.3 - Análise da exploraçáo

Apesar do ambiente globalmente negativo em que se desenvolveu a actividade da empresa durante 1993, o volume de negócios cresceu 9,9% (superior, portanto, à taxa de inflaçáo que se situou nos 6,5%). O volume de negócios atingiu 5883 milhares de contos.

Foi a seguinte, a evoluçáo do volume de negócios, pelas diferentes áreas da empresa:

(Em milhares de contos) Crescimento

Área de negócios 1993 1992 (percentagem)

6 - Mercado de capitais

As transacçóes da Sopete na Bolsa de Valores de Lisboa, revelaram um bom índice de frequência de transacçóes, o qual se reflectiu na movimentaçáo, ao longo do exercício, de cerca de 16% do capital.

Evoluçáo das cotaçóes

(Em escudos) Última Máxima Mínima Média

Jogo ........................................ 4 304 3 975 8,3

Hotelaria ................................ 1 081 1 116 - 3,1

Construçáo civil e outros ....... 498 264 88,6

Total .................. 5 883 5 355 9,9

A evoluçáo do volume de negócios durante 1993 foi, portanto, positiva, o que foi reforçado pela evoluçáo favorável das principais rubricas de custos.

Com efeito, a rubrica de encargos com pessoal sofreu uma reduçáo de 47 milhares de contos (3%); a rubrica de fornecimento e serviços de terceiros foi diminuída em 13 milhares de contos (1%); e a rubrica de custo das mercadorias vendidas e consumidas foi diminuída em 107 milhares de contos (17%).

Os resultados antes de encargos financeiros, amortizaçóes e provisóes e impostos - cash-flow operacional -, foram, em 1993, de 939 milhares de contos, face aos 797 milhares de contos em 1992, o que corresponde a um significativo aumento de 18%.

As contrapartidas de jogo líquidas de investimentos dedutíveis, situaram-se em 1781 milhares de contos, em comparaçáo com o valor de 1576 milhares de contos em 1992. Esta diferença resulta dum menor volume de investimentos durante o exercício. Note-se que mesmo que estes fossem defensáveis por serem dedutíveis às contrapartidas de jogo, náo puderam ser concretizados porque a empresa saturou completamente a sua capacidade de endividamento. Além disso, o conselho de direcçáo achou indispensável enquadrar esses investimentos num plano estratégico coerente a médio prazo, a que deu já início.

Nos exercícios de 1990 a 1992 foram imobilizados os encargos financeiros resultantes do financiamento da concessáo. Esta prática foi, porém, abandonada neste exercício. Os encargos financeiros, no montante de 1659 milhares de contos, devem ser comparados com 1705 milhares de contos em 1992 - 504 milhares de contos relevados nas contas e 1201 milhares de contos imobilizados.

O montante de provisóes foi reforçado em 297 milhares de contos, para fazer face a riscos de cobrança, e para acautelar eventuais responsabilidades relativas a impostos sobre lucros na actividade «Bingos». Esta responsabilidade é, no entanto, muito discutível e está, presentemente, a ser objecto de análise jurídica.

As amortizaçóes em 1993 sáo superiores em 110 milhares de contos às verificadas em 1992.

4 - Investimentos

Os investimentos realizados pela Sopete durante o exercício de 1993, ascenderam a 707 milhares de contos.

Dos investimentos realizados, destacam-se as reestruturaçóes financeiras realizadas nas suas participadas, e que totalizam 186 milhares de contos.

Em termos de imobilizaçóes corpóreas, destacam-se os investimentos nas obras da Estalagem de S. Félix e na primeira fase da remodelaçáo das zonas públicas do Hotel Vermar.

5 - Situaçáo financeira

A estrutura das contas da Sopete, evidencia a insuficiência de capitais próprios da empresa, que resultou do facto de o financiamento da nova concessáo da zona de jogo ter sido feito, em grande parte, com o recurso a empréstimos bancários. Foi ainda necessário recorrer a endividamento adicional para cobrir novos investimentos e défices de exploraçáo.

O ataque a este problema, já referido no relatório de 1992, é descrito no capítulo de perspectivas futuras.

Portador ................................. 490 760 450 618

Nominativas ........................... 450 725 431 556

7 - Aplicaçóes de resultados

Nos termos legais, informamos náo existirem nesta data quaisquer débitos da empresa cujo pagamento esteja em mora, quer ao sector público estatal, quer à segurança social.

Em relaçáo ao resultado do exercício, negativo no valor de 2 035 588 contos, propomos que o mesmo seja transferido para a conta resultados transitados.

8 - Perspectivas futuras

A actual situaçáo financeira da Sopete - insuficiência de capitais próprios, custo elevado da dívida, maturidade do financiamento desajustada do perfil da vida útil dos activos corpóreos e incorpóreos - resulta num grave défice de cash-flow. Esta situaçáo tem que ser corrigida de imediato para que a empresa possa contemplar perspectivas de um futuro estável e remunerador do capital accionista.

É nesse sentido que o conselho de direcçáo propóe um aumento dos capitais próprios da empresa, de 6250 milhares de contos para 12 500 milhares de contos, mediante uma primeira emissáo de 3,5 milhóes de acçóes preferenciais, remíveis a partir do ano 2002, e com direito a voto; seguida de uma segunda emissáo de um milháo de acçóes nas mesmas condiçóes; seguida, finalmente, de uma terceira emissáo de 1 750 000 acçóes representativas de capital ordinário. O aumento de capital será acompanhado de uma reestruturaçáo do endividamento da empresa, diminuindo-o por aplicaçáo do aumento de capital, aumentado a sua maturidade, e diminuindo o seu custo. Este conjunto de medidas reestruturantes do passivo da Sopete permitirá que o cash-flow gerado passe a suportar confortavelmente o serviço da dívida, e faça frente aos investimentos necessários à dinamizaçáo da empresa.

Atendida a necessidade urgente de estancar a hemorragia financeira da empresa, a prioridade irá para a simplificaçáo e refocagem dos negócios, que passaráo a centrar-se no jogo e na hotelaria.

A Sopete trilhará, assim, o caminho da recuperaçáo e do crescimento.

9 - Consideraçóes finais

Por fim gostaríamos de emitir os nossos agradecimentos a todos quanto colaboraram com a empresa no ano de 1993, pelo estímulo, apoio e contributo recebidos, designadamente:

A todas as entidades oficiais, nomeadamente o Ministro do Comércio e Turismo, o secretário de Estado do Turismo, à Direcçáo-Geral de Turismo e à Inspecçáo Geral de Jogos (em particular ao inspector geral e ao sub-inspector geral);

Ao presidente da assembleia municipal da Póvoa de Varzim, e ao presidente da Câmara Municipal, bem como a todos os vereadores;

às instituiçóes financeiras e ao Fundo de Turismo;

à comunicaçáo social;

à mesa da assembleia geral, e, em particular, ao seu presidente, Dr. Francisco Carlos Leite Dourado;

Ao conselho geral, em particular, ao seu presidente, Dr. Manuel Alves de Aguiar Quintas;

à sociedade de revisores oficiais de contas Espinha de Almeida e Lopes Vinga, em especial ao seu representante, Francisco Manuel Espinha de Almeida;

A todos os nossos estimados accionistas;

A todos os colaboradores que continuam a dar o seu esforço a favor do engrandecimento da nossa empresa.

Póvoa de Varzim, 28 de Março de 1994. - A Direcçáo: Joaquim Ferreira Guimaráes dos Reis, presidente - António de Azevedo Duarte - Dionísio Pereira Vinagre - Fernando Silva de Morais e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT