Relatório 1-N/2007, de 26 de Fevereiro de 2007

Relatório n. 1-N/2007

Relatório e contas de 2005 Relatório de gestáo

1 - Introduçáo

Tal como determinava a missáo da Trofáguas - Serviços Ambientais, E. M, procurou-se durante o ano de 2005 assegurar na plenitude serviços de qualidade às pessoas do Concelho da Trofa, ao nível da distribuiçáo de água ao domicílio, drenagem e tratamento de águas residuais, bem como, o serviço de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Naturalmente, a actividade desta empresa municipal só foi possível ser desenvolvida com a colaboraçáo prestimosa das entidades abaixo indicadas e às quais deixamos aqui o nosso agradecimento:

Ao presidente da câmara e a todo o executivo camarário pelo apoio e colaboraçáo prestados;

Aos presidentes de junta de freguesia pela colaboraçáo e proximi-dade manifestados;

Ao fiscal único pelo sentido de eficiência e intervençáo atenta; Ao conselho geral pelo acompanhamento e observaçóes dados; Aos colaboradores da empresa, pelo trabalho, dedicaçáo e flexibilidade demonstrados no desempenho das suas funçóes;

A todos os clientes, munícipes do concelho da Trofa, razáo de existência do serviço a cargo desta empresa municipal, pela compreensáo e colaboraçáo demonstrados no sentido de resolvermos os problemas ambientais deste nosso jovem concelho.

O conselho de administraçáo, no cumprimento do disposto no artigo 34. da Lei n. 58/98 de 18 de Agosto, apresenta o relatório e contas do exercício de 2005, dando conhecimento dos aspectos que considera mais relevantes na actividade que foi desenvolvida no ano de 2005.

2 - Evoluçáo da empresa

A Trofáguas, E. M., constitui-se a 5 de Dezembro de 2002.

Nos anos de 2003 e 2004, sáo estabelecidos os critérios de organizaçáo interna da empresa assim como se procura dar resposta operacional aos objectivos estratégicos emanados pela Câmara Municipal no sentido de até ao ano de 2009 existir uma cobertura ao nível do saneamento básico no concelho superior a 90% da sua populaçáo.

Aumentar, também, os níveis de eficiência do serviço de recolha e tratamento de RSUs, assim como atingir níveis de auto-sustentaçáo económica e financeira dos serviços prestados.

Avaliaremos de seguida cada um destes objectivos de acordo com o exercício de 2005.

2.1 - Água

Fez-se o correspondente acompanhamento e fiscalizaçáo do contrato de concessáo que vigora com a empresa Indaqua, S. A., de modo a que o seu plano de investimentos seja concretizado e compatibilizando a sua intervençáo em obra com as empreitadas directas da Trofáguas.

2.2 - Saneamento de águas residuais

Conforme indicado nos Instrumentos Previsionais de 2005, procedeu-se à seguinte realizaçáo de trabalhos:

Continuou-se a obra da 5.ª Fase da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Cidade da Trofa, de acordo com o ritmo previsto, uma obra que tem uma extensáo total de 35 quilómetros e a que corresponderá uma populaçáo de 5500 pessoas nas freguesias de Sáo Martinho de Bougado e de Santiago de Bougado.

Iniciou-se a obra da 6.ª Fase da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Cidade da Trofa, ficando aquém da execuçáo que estava pre-vista, para uma extensáo total de 25 quilómetros a que corresponderá uma populaçáo servida de 4000 pessoas na freguesia de S. Martinho de Bougado.

Abriram-se os concursos para a execuçáo dos projectos da rede de saneamento para a totalidade do concelho.

Efectuaram-se acçóes de manutençáo curativa e preventiva ao nível da rede de saneamento, suprindo problemas de entupimento, colocaçáo de tampas nas caixas e outros trabalhos afins.

Procurou-se incentivar o número de ligaçóes ao colector, porque à medida que a rede de saneamento vai aumentando, é por esta via que se sustenta economicamente e ambientalmente os investimentos realizados.

No quadro seguinte fica bem patente que tem havido uma evoluçáo favorável dos pedidos de ligaçáo ao colector, o que demonstra o interesse dos munícipes em utilizar este tipo de infra-estrutura à medida que ela vai estando disponível.

Só no ano de 2005, o número de pedidos de ligaçáo ao colector foi de 302.

Pedidos de ligaçáo ao colector de saneamento

A seguir mostra-se um gráfico com a evoluçáo do número de ligaçóes efectivamente executadas, que segue, como é natural, a tendência do gráfico anterior.

Ligaçóes existentes ao colector

Apresenta-se também um quadro onde está reflectida a populaçáo do concelho que em Dezembro de 2005 já estava servida ao nível do saneamento de águas residuais.

Total Ligaçóes Censos até Total 2002 2003 2004 2005

Populaçáo servida:

Concelho (total) .................................................................. 6 817 782 1 875 1 997 11 471

Alvarelhos .......................................................................... - 9 6 56 72

Santiago Bougado ............................................................... 418 289 343 343 1 394

Sáo Martinho Bougado ....................................................... 6 399 337 1 404 1 307 9 447

Sáo Mamede do Coronado ................................................. - 78 100 265 443

Sáo Romáo do Coronado ................................................... - 40 3 6 50

Covelas ............................................................................... - 19 6 - 25

Guidóes ............................................................................... - - - - -

Muro ................................................................................... - 9 12 19 41

Percentagem de populaçáo servida:

Concelho (total) .................................................................. 37 851 18,01 2,07 4,95 5,27 30,31

Alvarelhos ........................................................................... 3 146 - 0,30 0,20 1,79 2,28

Santiago Bougado ................................................................ 6 759 6,19 4,28 5,08 5,08 20,62

Sáo Martinho Bougado ........................................................ 13 933 45,93 2,42 10,08 9,38 67,80

Sáo Mamede do Coronado .................................................. 4 053 - 1,92 2,46 6,54 10,93

Sáo Romáo do Coronado .................................................... 4 150 - 0,97 0,08 0,15 1,20

Covelas ................................................................................ 1 662 - 1,13 0,38 - 1,50

Guidóes ................................................................................ 1 906 - - - - -

Muro .................................................................................... 1 972 - 0,47 0,63 0,95 2,06

Deste quadro podemos perceber a evoluçáo bastante favorável de ano para ano no que diz respeito à populaçáo servida, nomeadamente nas freguesias que compóem a Cidade da Trofa e a Vila do Coronado (onde há rede existente). Há, no entanto, uma excepçáo que se prende com a freguesia de S. Romáo do Coronado, onde vai exigir da nossa parte uma acçáo bem direccionada para essa realidade com vista a aumentar significativamente os pedidos de ligaçáo.

O gráfico a seguir expressa de forma clara o caminho já percorrido ao nível da cobertura deste serviço mas também permite ver o muito que ainda há para fazer no sentido de subir as colunas de cor violeta em todas as freguesias até aos 90%, pelo menos.

Percentagem de populaçáo servida

Finalmente, há que atentar ao gráfico que a seguir se mostra para ter a noçáo do número de processos de licenciamento que foram infor-

mados por esta empresa, no âmbito do trabalho de análise a processos de obras particulares.

Análise de processos de licenciamento

Dada a estrutura ágil desta empresa municipal, tem-se procurado, pela proximidade e sensibilizaçáo, levar todos os trofenses a perceberem a importância destas infra-estruturas para a sua qualidade de vida assim como terem o máximo de compreensáo para as incomodidades causadas pela execuçáo destas obras.

2.3 - Resíduos sólidos urbanos

Durante o ano de 2005 continuou-se a fazer uma aposta forte em equipar o concelho com estruturas que permitam às pessoas adoptar práticas ambientais correctas com o mínimo de incomodidade. Referimos de seguida algumas das medidas adoptadas:

Colocaçáo de mais duas estruturas subterrâneas;

Aquisiçáo de mais 39 ecopontos e seis papelóes;

Aquisiçáo e distribuiçáo gratuita pelos munícipes de 5000 mini--ecopontos.

Com estas medidas mais o início da recolha e transporte por meios próprios dos resíduos separados, procurou-se transmitir à populaçáo o quáo importante significa proceder à separaçáo dos resíduos para posterior reciclagem.

5104-(56)Reflexo directo destas medidas, assim como uma sensibilizaçáo cada vez maior para esta problemática por parte dos trofenses, permitiu aumentar significativamente os valores de tonelagem dos resíduos separados, como se pode constatar pelos gráficos a seguir indicados:

Recolha selectiva - total

Recolha selectiva de vidro

Toneladas recolhidas

Toneladas recolhidas

Recolha selectiva de papel/cartáo

Recolha selectiva de embalagens

Toneladas recolhidas

Toneladas recolhidas

Recolha de lixo

O aumento significativo da recolha selectiva tem várias vantagens que a seguir enunciamos:

Melhora os índices de qualidade ambiental, através da reciclagem; Diminui a tonelagem dos resíduos indiferenciados;

Gera poupança financeira pela diminuiçáo dos custos com a recolha, tratamento e deposiçáo em aterro dos resíduos indiferenciados assim como pela própria receita que é gerada directamente pelas contrapartidas dadas aos resíduos separados, e que durante o ano de 2005 foram da ordem dos 77 000 euros.

No que diz respeito aos resíduos indiferenciados, podemos verificar pelo gráfico abaixo, que durante o ano de 2005 houve uma diminuiçáo de tonelagem na ordem das 1200 toneladas que pode ser explicada por várias razóes:

O aumento da recolha de resíduos separados em mais cerca de 200 toneladas;

A diminuiçáo da actividade económica que como se sabe influencia directamente a produçáo de resíduos;

A sensibilizaçáo para a reduçáo de resíduos e a fiscalizaçáo da recolha.

Toneladas recolhidas

"Lixo" Dez 01 Dez 02 Dez 03 Dez 04 Dez 05

Ton 13.820 14.758 15.065 15.947 14.737

6,79%

2,09%

5,85%

-7,59%

Taxas de...

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