Relatório e Balanço de Contas N.º SN/1977 de 13 de Maio

SOCIEDADE AGRO-PECUÁRIA VIÇOR, S.A.R.L.

Relatório e Balanço de Contas Nº SN/1977 de 13 de Maio

Relatório de Conselho de Administração

Exmos. Senhores Accionistas,

Em conformidade com as disposições legais e estatutárias apresentamos à v/ apreciação o Relatório, Balanço e Contas relativos ao exercício económico de 1976.

Apesar do nosso esforço o actual exercício fechou ainda com um prejuízo apreciável, reduzido embora em relação a anteriores exercícios.

Há que atender, porém, à elevada quantia suportada com encargos financeiros que vinham acumulados de exercícios anteriores.

Cabe também uma referência muito especial ao agravamento dos custos de produção verificados, não só em consequência de elevação das taxas de juros, mas ainda com o aumento verificado nos encargos gerais com pessoal, custos das refeições combustíveis e adubos o que se traduziu em aumento geral dos custos de produção. Houve que intensificar as adubações o que acarretou maior dispêndio com fertilizantes.

As condições climatéricas deste ano, dadas as características especiais das pastagens exploradas pela empresa, contribuíram para uma baixa rentabilidade da exploração leiteira.

Manteve-se o programa de renovação do rebanho leiteiro substituindo os elementos mais velhos e com deficiências.

Por outro lado adquiriram-se algumas cabeças de gado com destino à engorda, dando assim uma possibilidade de produzir leite e carne, atendendo à indefinição do mercado local no que dizia respeito aos preços do leite e da carne a pagar à produção.

Apesar do agravamento dos custos de produção procedeu-se praticamente ao pagamento de todos os fornecedores e liquidaram-se como se disse os encargos financeiros em atraso.

A rentabilidade da empresa e sua situação económica e financeira manteve-se estacionária em relação aos exercícios anteriores, apesar da redução do seu volume de negócios prevendo-se para futuros exercícios a reconversão para outros ramos de actividade, nomeadamente a exploração porcina.

Propomos que o prejuízo do exercício findo, bem como os saldos negativos anteriores transitem para o exercício seguinte.

Ponta Delgada, 11 de Fevereiro de 1977. — O Conselho de Administração, José Nuno Almeida e Sousa — Margarida Vitória Borges de Sousa Jácome Correia - Hermano da Estrela Athayde Mota — Manuel Oliveira da Ponte —Francisco Arruda de Andrade

Parecer do Conselho Fiscal

Senhores Accionistas,

De harmonia com o estabelecido na lei e nos estatutos, procedeu o Conselho Fiscal, no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT