Relatório e Balanço de Contas N.º SN/1980 de 10 de Abril

MUTUALISTA AÇOREANA

Relatório e Balanço de Contas Nº SN/1980 de 10 de Abril

Exmos. Senhores Accionistas,

De harmonia com as disposições estatutárias, temos a honra de apresentar a V. Exas. o Relatório da Administração relativo ao exercício de 1979 e o respectivo Balanço e Contas de Resultados para vossa apreciação, discussão e votação.

Tendo na devida consideração a situação conjuntural, cheia de imprevistos, instabilidade e indefinições, que, infelizmente, ainda se viveu no sector dos transportes marítimos no decurso deste exercício, poderá dizer-se que os resultados obtidos foram satisfatórios.

Na realidade se tivermos em conta que mais uma vez tivemos que suportar os prejuízos decorrentes de uma greve que nos imobilizou o navio, fazendo-o perder duas viagens, se considerarmos os substanciais agravamentos verificados nos custos dos combustíveis e, de um modo geral, de todas as despesas de operação do navio e das estruturas da Empresa, poderá concluir-se que, apesar dessas dificuldades, foi ainda possível realizar uma gestão rentável, mercê da boa colaboração e empenho de todo o pessoal e da preferência dos nossos estimados clientes.

Não foi possível durante este exercício concretizar o propósito de aumento da nossa frota através da aquisição de mais uma unidade. Muito embora muitas diligências tenham sido efectuadas junto das entidades governamentais tutelares do sector, no sentido de se conseguir uma linha de crédito bonificado para esse efeito, o assunto continua pendente de decisões que esperamos e desejamos sejam tomadas muito em breve, dada a compreensão e apoio que nos tem sido manifestados, tanto pelas Secretarias Regionais dos Transportes e das Finanças, como por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional.

Não se tendo concretizado o aumento do nosso armamento pela via da aquisição de unidades próprias, ele processou-se, todavia, através do afretamento de alguns navios que mantivemos durante todo o ano no transporte de granéis provenientes de portos da Inglaterra, Espanha e Continente Português e destinados aos portos de Lisboa, dos Açores e da Madeira.

Nestes transportes utilizaram-se mais ou menos regularmente quatro unidades afretadas e algumas outras em afretamento tipo «spot». Ao todo, durante 1979, foram efectuadas pelos nossos navios afretados 51 viagens e 23 viagens pelo «CORVO».

No que respeita à carga de granéis (cimento, clinquer, gesso e escória de ferro) a tonelagem movimentada totalizou 154.042 toneladas, o que representa um aumento de mais de 100% relativamente à movimentação de 1978.

Também no que respeita à carga geral transportada pelo «CORVO» verificou-se um aumento de 9,1% relativamente ao total transportado em 1978 que foi de 32.184 toneladas contra 35.108 toneladas em 1979.

Embora o nosso navio não seja um porta-contentores, diligenciou-se incrementar dentro do possível a sua utilização neste meio de movimentação de cargas. Assim relativamente a 1978 verificou-se um significativo aumento de movimentação de carga contentorizada na qual foram utilizados em 792.317 contentores contra 1.374 em 1978, o que representa, percentualmente um aumento de 68,6%.

Embora nem todos os nossos...

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