Relatório 1-P/2007, de 02 de Março de 2007

Relatório n. 1-P/2007

Sede: Avenida Fontes Pereira de Melo, 14, 11.°, Lisboa.

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4.ª Secçáo). Matrícula n. 44 553/720621; identificaçáo de pessoa colectiva n. 500069891.

Maria Margarida Faria Moreira da Silva, primeira-ajudante da Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4.ª Secçáo):

Certifica, que foram depositados na pasta respectiva os documentos referente à prestaçáo de contas consolidadas do ano de 1999.

Está conforme o original.

Lisboa, 28 de Agosto de 2000. - A Primeira-Ajudante, Maria

Margarida Faria Moreira da Silva.

Relatório e contas de 1999 Relatório do conselho de administraçáo

No cumprimento do normativo em vigor, o conselho de administraçáo da Compta - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A., vem prestar informaçáo sobre a actividade da empresa, bem como das restantes sociedades englobadas na consolidaçáo de contas, em relaçáo ao exercício de 1999.

Em relaçáo ao grupo de empresas objecto da consolidaçáo de contas, os factos mais relevantes ocorridos no exercício em apreço podem sintetizar-se nos seguintes números (em contos):

Investimentos e desinvestimentos:

Imobilizado incorpóreo .................................... 103 801

Imobilizado corpóreo ....................................... 866 427

Imobilizado financeiro ...................................... (44 829)

Oper. financ. (acréscimo líquido no período):

Crédito bancário de curto prazo ....................... (1 268 493)

Crédito bancário de médio e longo prazo ........ 195 166

Volume de negócios ............................................. 13 093 626

Custos mais significativos:

Custos com o pessoal ....................................... 2 761 805

Amortizaçóes ................................................... 1 030 030

Resultados financeiros .......................................... (614 615)

Valor global das provisóes para créd. de cobrança duvidosa ............................................................ 229 690

Pessoas ao serviço no final do período ............... 293

Na análise da evoluçáo das contas há que ter em atençáo, no exercício em análise o efeito da alienaçáo da Comnexo, empresa esta que pela sua dimensáo influenciava já significativamente as contas consolidadas.

De seguida é apresentada uma análise mais detalhada do que foi a actividade de cada uma das sociedades englobadas na consolidaçáo.

1 - Compta - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A.

1.1 - Actividade comercial

A Compta, S. A., continuando a actuar nos seus mercados tradicionais - oferta de soluçóes nas áreas das telecomunicaçóes e de sistemas de informaçáo para as médias e grandes empresa - tem vindo a incentivar a penetraçáo na área da prestaçáo de serviços, sem, no entanto, descurar o interesse na vertente dos produtos.

O volume de negócios aproximou-se dos 11,5 milhóes de contos e situando-se 10% acima do montante alcançado no exercício transacto (mais cerca de um milháo de contos).

Daquele montante de facturaçáo pouco mais de três milhóes de contos foram originados na prestaçáo de serviços, que experimentou uma taxa de crescimento na ordem dos 40%.

1.2 - Estratégia

Espera-se que se acentue no próximo ano o crescimento da actividade na área dos serviços e perspectiva-se uma tendência de consolidaçáo em termos do volume de negócios na área dos produtos. É expectável a manutençáo do nível actual das margens médias de comercializaçáo; consequentemente, a evoluçáo esperada dos resultados dependerá, basicamente, do crescimento que se verificar na área da prestaçáo de serviços.

Neste sentido estáo a ser desenvolvidas acçóes, nomeadamente de prospecçáo de mercado e formaçáo dos colaboradores, com vista à expansáo nesta área

A Compta continua a privilegiar as relaçóes com os seus fornecedores tradicionais e procura estabelecer laços com outros potenciais parceiros, de reconhecida idoneidade e competência, detentores de tecnologias de ponta, com vista à actualizaçáo e diversificaçáo da gama de produtos e serviços que oferece ao mercado.

Actuando como empresa máe do Grupo, tem apoiado e incentivado o desenvolvimento das associadas, nomeadamente tirando partido das vastas possibilidades de aproveitamento das sinergias existentes.

1.3 - Análise económica e financeira

Até ao termo do exercício anterior os investimentos financeiros vinham sendo registados ao custo de aquisiçáo.No presente exercício adoptou-se o método da equivalência patrimonial. Desta forma, a leitura de indicadores de 1999 e a sua análise em termos evolutivos deve ter em conta a influência provocada por esta mudança de critério.

Também ainda no corrente exercício foi decidido alterar o critério que vinha sendo seguido no que respeita ao registo dos custos com férias e subsídio de férias.

Assim, neste ano, constituiu-se uma provisáo para custos com férias e subsídio de férias relativos ao ano 2000, num total de cerca de 175 000 contos.

O resultado do exercício, antes de impostos, foi de 1 489 000 contos. Depois de impostos, o resultado registado em 1999 foi de 1 439 000 contos. O aumento verificado no volume de negócios, aliado ao crescimento na vertente da prestaçáo de serviços permitiu superar a contracçáo da margem média de comercializaçáo que o mercado nos impóe.

1.4 - Investimentos e desinvestimentos

Neste exercício foram concretizados investimentos de cerca de 1,3 milhóes de contos, especialmente em materiais de reposiçáo e em equipamentos para aluguer, necessários para fazer face ao crescimento da actividade.

Em termos de desinvestimentos registe-se como mais significativo a alienaçáo de uma participaçáo financeira.

1.5 - Operaçóes financeiras

Neste período foram realizadas as operaçóes financeiras necessárias ao suporte da normal evoluçáo do passivo de funcionamento afecto aos activos circulantes.

No decurso do exercício em apreço foi iniciada e contratada uma operaçáo com vista à construçáo de instalaçóes próprias, que se prevê possam vir a estar disponíveis para finais do corrente ano.

1.6 - Outros elementos

O quadro de colaboradores regista uma evoluçáo com algum significado, em consonância com o crescimento da própria actividade. A vertente de prestaçáo de serviços é mais exigente neste aspecto e o seu já referido crescimento e planos de incremento naturalmente acarretaram um alargamento do quadro, o qual, em termos médios anuais era de 239 colaboradores, contra 186 no início do período.

Náo se registaram situaçóes significativas de cobrança duvidosa.

Em 31 de Dezembro existiam em carteira 3673 acçóes próprias, contabilizadas pelo seu valor de aquisiçáo: 8821 contos.

1.7 - Perspectivas

A carteira de encomendas que transita para 2000 reforça a expectativa de manutençáo da actividade a este novo nível no que aos produtos diz respeito e as medidas que estáo a ser tomadas no sentido de incentivar o crescimento da área da prestaçáo de serviços permitem encarar com confiança o próximo exercício.

2 - Compta - Sociedade Gestora de Participaçóes Sociais, S. A.

A Compta - SGPS acompanhou a actividade das sociedades participadas, prestando-lhes serviços técnicos e de aconselhamento sempre que tal se mostrou necessário.

Como facto mais relevante para a Compta - SGPS ocorrido no exercício, referimos a alienaçáo da participaçáo detida na Comnexo - Redes de Comunicaçáo, S. A., que, em conjunto com a participaçáo na posse da associada Comptris representavam 100%.

O projecto Comnexo foi um projecto criado de raiz no âmbito do Grupo mas que pelo seu crescimento e projecçáo exigia avultados recursos.

O desinvestimento originou mais-valia considerável.

As sociedades em que a Compta - SGPS participa directamente evoluíram conforme evidenciam os seguintes indicadores mais significativos: (Em milhares de contos)

Activo líquido Capital próprio Proveitos totais Resultados Cash-flow

1998 1999 1998 1999 1998 1999 1998 1999 1998 1999

Comptris ................................................. 1 252 1 277 1 241 1 242 60 606 36 0,3 43 526

Comptrading ............................................ 342 265 35 (27) 246 124 2 (62) 51 94

Compta RH ............................................. 671 674 277 267 463 436 3 1 29 28

Compta Internacional ............................. 20 19 20 17 1 - (2) (3) (1) (1)

Totais .......................... 2 285 2 235 1 573 1 499 770 1 166 39 (64) 122 647

3 - Comptris - Companhia Portuguesa de Capital de Risco, S. A.

A Comptris vem acompanhando e apoiando o desenvolvimento de projectos em cuja concepçáo interveio e mantém-se atenta a iniciativas que incluam componentes inovadoras, de tecnologias de ponta ou dirigidas a novos nichos de mercado. Nesta linha de actuaçáo de capital de risco, foi decidido, no exercício em apreço, sair do projecto Comnexo, o que ocorreu a finais do ano, tal como referido no ponto anterior.

Em termos de investimentos e face ao volume da carteira de investimento já existente manteve-se a política de restringir a actividade no reforçar o acompanhamento dos projectos em curso, o que se traduziu em iniciativas de apoio e consolidaçáo às participadas que dele careceram.

A situaçáo económica e financeira da empresa reflecte, natural-mente, a natureza dos investimentos realizados, na sua maioria em projectos que, pelas suas características, perspectivam um retorno dos capitais investidos apenas no médio prazo e, consequentemente, o resultado alcançado com a alienaçáo da sua participaçáo na Comnexo.

Numa atitude prudencial reforçou-se as provisóes para menos-valias latentes em 505 006, situando esta rubrica num total de 458 667. O resultado líquido do exercício foi de 282 contos.

Os capitais próprios da empresa alcançavam, em 31 de Dezembro último, 1242 milhares de contos e cobriam em mais de 97% o activo líquido.

4 - Comptrading - Companhia de Comércio e Serviços, S. A.

Durante o ano de 1999 desenvolveram-se esforços no sentido de alargar a carteira de clientes no mercado nacional. Mantiveram-se esforços de pesquisa de produtos tendo em vista a actuaçáo futura em novos nichos de mercado.

No...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT