Regulamento n.º 290/2007, de 31 de Outubro de 2007

Regulamento n.o 290/2007

Regulamento Municipal sobre o Licenciamento e Funcionamento das Esplanadas

Preâmbulo

Numa cidade candidata a Património Mundial e com reconhecidas aptidóes para a actividade turística na área do património e gastronomia a existência de grande número de esplanadas ao ar livre, espalhadas pelos locais de maior frequência do público, é factor de animaçáo da vida da cidade.

Importa, contudo, assegurar condiçóes para que o seu funcionamento e utilizaçáo se processem de forma adequada sem darem origem a problemas de trânsito e de circulaçáo de peóes, a incómodos causados a moradores das áreas vizinhas, ou a situaçóes de menos asseio e de insalubridade.

Por outro lado, pretende-se implementar uma análise rigorosa dos pedidos de licenciamento, pelo que estes seráo objecto de uma análise com uma maior preocupaçáo estética, nomeadamente quanto à escolha do mobiliário, dos toldos, suas formas e cores, bem como a colocaçáo de floreiras, no sentido de incrementar a qualificaçáo dos espaços públicos.

Considera-se, por isso, aconselhável definir com clareza as modalidades de funcionamento dessas esplanadas, estipulando as obrigaçóes que decorrem das autorizaçóes concedidas.

Artigo 1.o

Objecto

O presente Regulamento dispóe sobre as condiçóes do licenciamento, ocupaçáo e utilizaçáo privada da via pública para efeitos de instalaçáo de esplanadas.

Artigo 2.o

Definiçóes

1 - Entende-se por esplanada a instalaçáo em espaço público de mesas e cadeiras destinadas a apoiar, exclusivamente, estabelecimentos de hotelaria, restauraçáo e bebidas.

2 - As esplanadas só poderáo ser abertas, entendendo por esplanada aberta a ocupaçáo referida no n.o 1, sem qualquer tipo de protecçáo frontal e lateral, utilizando ou náo guarda-sóis como meio de protecçáo solar.

Artigo 3.o

Licenciamento

1 - O funcionamento das esplanadas na área do município de Elvas carece de prévio licenciamento da Câmara Municipal, nos termos do presente Regulamento.

2 - O licenciamento das esplanadas obedece, ainda, ao disposto no Decreto-Lei n.o 123/97, de 22 de Maio, que torna obrigatória a adopçáo de um conjunto de normas técnicas básicas de eliminaçáo de barreiras arquitectónicas em edifícios públicos, estabelecimentos e equipamentos de utilizaçáo pública e via pública, para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada.

3 - Todos os casos omissos seráo resolvidos por deliberaçáo fundamentada da Câmara Municipal.

Artigo 4.o

Critérios de licenciamento

Constituem critérios de licenciamento:

  1. Salvaguarda dos equilíbrios...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT