Regulamento n.º 811/2021

Data de publicação30 Agosto 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Médicas

Regulamento n.º 811/2021

Sumário: Regimento do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa.

Regimento do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências Médicas | NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa

Artigo 1.º

Composição

1 - O Conselho de Faculdade é composto por quinze membros, designados nos seguintes termos:

a) Oito representantes eleitos entre os professores e investigadores de carreira;

b) Um representante dos outros docentes e investigadores em regime de tempo integral;

c) Dois representantes em regime de integração funcional nos termos da legislação que rege a articulação entre as escolas médicas e os estabelecimentos de saúde onde é ministrado o ensino médico, com contrato de duração não inferior a um ano, que sejam titulares do grau de doutor, qualquer que seja a natureza do seu vínculo à FCM|NMS;

d) Um estudante;

e) Duas personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Instituição, com conhecimento e experiência relevantes para esta;

f) Um trabalhador com vínculo à FCM|NMS com antiguidade igual ou superior a três anos, não docente e não investigador.

2 - As Duas personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Instituição, são nomeadas pelo Reitor, sob proposta do Conselho de Faculdade aprovada por maioria de dois terços dos membros eleitos do Conselho ouvido o Diretor.

3 - O Presidente do Conselho de Faculdade é eleito pelos membros do Conselho de entre as duas personalidades externas mencionadas no número anterior, por maioria absoluta dos seus membros.

4 - A substituição temporária dos membros docentes, investigadores, estudantes e não docentes, é feita pelos suplentes dos respetivos corpos, pela ordem da lista a que pertença o membro a substituir.

5 - Entende-se por substituição temporária uma ausência devidamente justificada com duração mínima previsível de seis meses, com exceção do indicado no Ponto 6.

6 - Os docentes eleitos para o Conselho de Faculdade não poderão pertencer a órgãos executivos da Faculdade. Se tal acontecer, os mesmos serão substituídos enquanto durar o impedimento ou até ao termo do mandato, pelos suplentes da lista que subscreveram de acordo com a respetiva ordenação.

7 - Os pedidos de substituição são apresentados ao Presidente do Conselho de Faculdade.

Artigo 2.º

Presidente do Conselho de Faculdade

1 - Compete ao Presidente do Conselho de Faculdade:

a) Convocar as reuniões, dirigir os trabalhos e assegurar o cumprimento da lei e a regularidade das deliberações;

b) Representar o Conselho de Faculdade nas suas relações institucionais;

c) Desempenhar todas as demais competências que lhe forem cometidas por lei, pelos estatutos, pelo regulamento interno e por deliberação do Conselho de Faculdade.

2 - O Presidente do Conselho de Faculdade tem voto de qualidade.

3 - Nas suas faltas e impedimentos o Presidente é substituído pelo outro elemento externo e na eventualidade de uma ausência simultânea de tais elementos, será a função exercida pelo membro indicado pelo Presidente.

Artigo 3.º

Secretariado

1 - O Conselho de Faculdade dispõe de Secretariado e instalações próprias e adequadas às funções que desempenha.

2 - Compete ao secretariado, sob a orientação do Presidente, organizar e assegurar todo o apoio e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT