Regulamento n.º 779/2018

Data de publicação19 Novembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoServiços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra

Regulamento n.º 779/2018

Torna-se público que, em reunião do Conselho de Gestão do Instituto Politécnico de Coimbra, datada de 7 de junho de 2018, foi aprovado o Regulamento do Gabinete de Apoio ao Estudante, que se publica em anexo.

25 de outubro de 2018. - O Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Manuel dos Santos Conde.

Regulamento do Gabinete de Apoio ao Estudante

Artigo 1.º

Âmbito

1 - O ingresso no Ensino Superior é não só uma oportunidade de formação científica e profissional, mas também um incentivo à promoção de desenvolvimento intelectual, pessoal e social.

2 - Nesta fase de transição do ciclo de vida, os estudantes são confrontados com inúmeros desafios e mudanças, aos quais terão que responder de forma adequada, que lhes permita uma adaptação satisfatória e positiva.

3 - O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) tem como missão identificar as principais dificuldades inerentes a este processo de transição académica, visando uma adaptação bem-sucedida dos estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra e a promoção do seu sucesso académico, desenvolvimento e bem-estar.

Artigo 2.º

Funcionamento

1 - O Gabinete de Apoio ao Estudante depende diretamente do Administrador dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra. Existirá um GAE em cada uma das Escolas/Institutos do IPC.

2 - A atividade de cada gabinete tem por base os princípios éticos e deontológicos que regulamentam a atividade profissional. Destacamos: o respeito pela dignidade e direitos das pessoas, a autonomia e autodeterminação, a integridade, a privacidade e confidencialidade.

Artigo 3.º

Objetivos

1 - Apoio técnico em todo o processo de candidatura a Bolsas de Estudo;

2 - Análise e enquadramento dos casos de estudantes carenciados em outros apoios sociais, internos ou externos;

3 - Apoio técnico em todo o processo de candidatura a Residências dos SASIPC;

4 - Apoio aos estudantes na sua integração psicossocial, prevenindo e tratando situações de possível sofrimento psicológico, encaminhando para os Serviços de Psiquiatria do SNS os casos em que tal se justifique, procurando os SASIPC estabelecer os protocolos que facilitem esta articulação.

5 - Auxiliar os estudantes na gestão do tempo, na ansiedade face aos exames, nos métodos de estudo e em outros tipos de apoios psicopedagógicos;

6 - Assessorar e dar pareceres aos Órgãos de Gestão do Instituto relativamente a situações relacionadas com a integração dos estudantes;

7 - Ser o órgão intermediário na relação estudante/escola...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT