Regulamento n.º 654/2020

Data de publicação13 Agosto 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra

Regulamento n.º 654/2020

Sumário: Regulamento do Centro de Documentação 25 de Abril.

Nos termos da alínea x) do artigo 49.º e do n.º 2 do artigo 26.º, ambos dos Estatutos da Universidade de Coimbra, homologados pelo Despacho Normativo n.º 43/2008, alterados e republicados pelo Despacho Normativo n.º 8/2019, de 19 de março, ouvido o Senado, aprovo o Regulamento do Centro de Documentação 25 de Abril, em anexo.

9 de julho de 2020. - O Reitor, Amílcar Falcão.

ANEXO

Regulamento do Centro de Documentação 25 de Abril

Preâmbulo

O Centro de Documentação 25 de Abril foi criado pelo Despacho reitoral 9/R/84 e é o depositário do acervo documental relativo à história portuguesa da segunda metade do século xx, incluindo sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974, seus antecedentes e consequências, constituindo uma das unidades de extensão cultural e de apoio à formação da Universidade de Coimbra que, a par com o Arquivo da Universidade de Coimbra, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e outras bibliotecas setoriais, encerra uma riquíssima documentação produzida e recebida pela instituição fundada em 1290 por D. Dinis - o Studium Generale - que é hoje a Universidade de Coimbra.

Nesta conformidade, torna-se fundamental adaptar a estrutura e a organização do Centro de Documentação 25 de Abril às múltiplas funções e atividades desempenhadas, bem como aos novos desafios que a modernidade lhe impõe, com um perfil orgânico especificamente adequado, publicamente reconhecido e aceite, num instrumento jurídico que é o regulamento orgânico.

CAPÍTULO I

Natureza e atribuições

Artigo 1.º

Natureza

1 - O Centro de Documentação 25 de Abril, doravante designado por CD25Abril, é uma unidade de extensão cultural e de apoio à formação (UECAF) que desenvolve as suas atividades próprias de acordo com os Estatutos da Universidade de Coimbra (UC) e com base nos recursos humanos e financeiros que esta coloque à sua disposição.

2 - O CD25Abril é uma entidade dotada de autonomia cultural e científica, funcionando em articulação com outras UECAF, em particular o Arquivo da UC, a Imprensa da Universidade e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, nomeadamente através da Área de Serviços e de Sistemas de Gestão Integrada desta UECAF, que coordena o Sistema Integrado de Informação Bibliográfica (SIIB/UC), e em cumprimento das linhas gerais de política científica, cultural e pedagógica da UC.

Artigo 2.º

Atribuições

1 - São atribuições fundamentais do CD25Abril:

a) Recolher, preservar e organizar um acervo documental sobre a história portuguesa a partir da segunda metade do século xx, incluindo sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974, seus antecedentes e consequências;

b) Criar e gerir catálogos bibliográficos e documentais em linha;

c) Colocar ao dispor da investigação científica, seletivamente, conteúdos pertencentes ao seu acervo documental;

d) Difundir a informação recolhida, dedicando especial atenção ao uso de novos meios de produção e distribuição de informação em rede;

e) Promover a edição de obras de referência nas áreas do conhecimento que o seu acervo documental abarca;

f) Promover exposições documentais, colóquios, seminários e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT