Regulamento n.º 408/2021

Data de publicação12 Maio 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade do Porto - Faculdade de Medicina

Regulamento n.º 408/2021

Sumário: Regulamento Interno do Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais do Biotério Geral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No uso da competência que me confere o artigo 20.º n.º 1, alínea bb) e n.º 2 dos Estatutos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, aprovados através do Despacho n.º 1798/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 24, de 4 de fevereiro, aprovo o Regulamento Interno do Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais do Biotério Geral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Publique-se no Diário da República e no sistema de informação da Faculdade.

21 de abril de 2021. - O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Prof. Doutor Altamiro da Costa Pereira.

ANEXO

Regulamento Interno do Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais do Biotério Geral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Artigo 1.º

Natureza e Missão

O Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais do Biotério Geral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), doravante designado por ORBEA, é um órgão consultivo e independente criado com a finalidade de proteger os animais utilizados para fins científicos e/ou educativos na FMUP, promovendo o seu bem-estar, de acordo com a legislação em vigor, designadamente nos termos do Decreto-Lei n.º 113/2013, de 7 de agosto, e no Despacho n.º 2880/2015, de 28 de Janeiro, regendo-se pelo presente regulamento.

Artigo 2.º

Composição

1 - O ORBEA é constituído por um mínimo de 6 elementos de reconhecido mérito, em conformidade com as disposições legais em vigor:

a) O Diretor da FMUP ou um membro por si designado em sua representação;

b) O Diretor do estabelecimento onde os animais estão alojados (Biotério);

c) Pessoa(s) responsável(eis) pela supervisão do bem-estar e pelos cuidados a prestar aos animais;

d) Médico veterinário responsável;

e) Responsável(eis) científico(s) pertencente(s) à própria instituição;

f) Representante(s) da sociedade civil.

2 - O ORBEA, sempre que considere conveniente, pode solicitar apoio de especialistas externos ao órgão.

3 - Todos os membros são nomeados pelo Diretor da FMUP.

4 - Os membros estão obrigados a manter sigilo e confidencialidade sobre os assuntos que apreciem ou de que tomem conhecimento no exercício do seu mandato.

Artigo 3.º

Duração do mandato

O mandato dos membros do ORBEA tem a duração de três anos, podendo ser renovado por iguais períodos.

Artigo 4.º

Competências do ORBEA

1 - Compete ao ORBEA desempenhar as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT