Regulamento n.º 345/2017

Data de publicação27 Junho 2017
SectionParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Alvito

Regulamento n.º 345/2017

Regulamento do Cartão Alvijovem

Preâmbulo

O despovoamento é uma realidade transversal a todos os concelhos do interior; Alvito não é uma exceção. Esta realidade aconselha uma especial atenção por parte dos responsáveis autárquicos.

Importa minimizar o impacto desta condição; por um lado, criando instrumentos que potencializem a fixação dos nossos jovens, por outro estabelecendo um conjunto de práticas que tornem o município mais amigável e acolhedor desse grupo etário.

É pois, neste âmbito que se justifica a intervenção municipal através da criação de um cartão, o AlviJovem, que disponibiliza aos jovens do concelho um conjunto de benefícios nas áreas social, cultural, académica, habitacional e económica.

O presente regulamento, que estabelece e define os critérios, condições de acesso e benefícios do Cartão Alvijovem, foi elaborado ao abrigo do disposto no n.º 8 do Artigo 112.º e Artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, bem como nas alíneas d), e), f), h) e m) do n.º 2 do Artigo 23.º e na alínea k) do n.º 1 do Artigo 33.º, ambos do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, tendo sido aprovado em Reunião de Câmara de 5 de abril de 2017, e em reunião da Assembleia Municipal de 20 de abril de 2017.

Artigo 1.º

Âmbito

O presente regulamento aplica-se a toda a área geográfica do concelho de Alvito.

Artigo 2.º

Objeto

1 - O presente regulamento tem como objeto a criação do cartão AlviJovem, dirigido aos jovens munícipes do concelho de Alvito.

2 - O regulamento define os objetivos e as condições de acesso aos benefícios do cartão AlviJovem, bem como os procedimentos a adotar para atribuição do mesmo.

Artigo 3.º

Competência para atribuição

A atribuição do cartão AlviJovem compete ao Presidente da Câmara Municipal, ou ao vereador com competências delegadas na área da Ação Social.

Artigo 4.º

Objetivo

O AlviJovem tem como objetivo geral a atração e fixação dos jovens do concelho de Alvito, contribuindo para o seu desenvolvimento social, económico e cultural.

Artigo 5.º

Beneficiários

Podem beneficiar do Cartão do Jovem Munícipe todos os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos e que tenham residência no concelho de Alvito.

Artigo 6.º

Modelo e validade

1 - O cartão AlviJovem é um documento de identificação emitido pela Câmara Municipal, para efeito da concessão dos apoios previstos no presente regulamento, mediante a sua exibição.

2 - O cartão AlviJovem é pessoal e intransmissível, não podendo, em caso algum, ser vendido ou emprestado.

3 - O cartão AlviJovem tem a validade de um ano, sendo renovável por iguais períodos, com a aposição de vinheta anual nos serviços de Ação Social do Município, desde que se mantenham as condições definidas no artigo 5.º do presente regulamento.

4 - O cartão AlviJovem caduca:

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT