Regulamento n.º 1126/2022

Data de publicação21 Novembro 2022
Data07 Novembro 2022
Número da edição224
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra
N.º 224 21 de novembro de 2022 Pág. 102
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Regulamento n.º
1126/2022
Sumário: Aprova o Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adul-
tos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy.
Nos termos da alínea x) do n.º 1 do artigo 49.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra,
homologados por Despacho Normativo n.º 43/2008, de 1 de setembro, alterados e republicados pelo
Despacho Normativo n.º 8/2019, de 19 de março, e da alínea a) do n.º 2 do artigo 110.º do Regime
Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pela Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro,
aprovo o Regulamento para atribuição de incentivos à capacitação de jovens e adultos no âmbito
do Projeto Living the Future Academy, em anexo.
7 de novembro de 2022. — O Reitor, Amílcar Falcão.
ANEXO
Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos
no Âmbito do Projeto Living the Future Academy
Preâmbulo
O Projeto Living the Future Academy (LFA), resultante de uma parceria liderada pela Univer-
sidade de Coimbra e envolvendo a participação de quatro Instituições de Ensino Superior como
copromotoras — a Universidade dos Açores, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Insti-
tuto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico de Viseu — assume, como propósito estratégico
e legado para o futuro, a preparação de pessoas, organizações e territórios para a implementação
de decisões inteligentes, de forma sustentável e estratégica, inspirando a mudança paradigmática
necessária à liderança cooperativa e à transição para uma Sociedade 5.0.
Para financiamento do LFA, as instituições parceiras submeteram a sua candidatura aos
Investimentos RE -C06.i03.03 — Incentivo Adultos e RE -C06.i04.01 — Impulso Jovens STEAM,
abertos pelo Aviso 01/PRR/2021.
O Programa de Investimento Impulso Jovens STEAM “tem por objetivo promover e apoiar
iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de
ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM — Science, Technology, Engineering,
Arts and Mathmatics), dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho”, bem como
“reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM em
todo o País, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior” e
“promover uma maior participação dos jovens no ensino superior e reduzir o abandono escolar,
impedindo que eventuais constrangimentos financeiros das famílias decorrentes da atual situação
pandémica invertam a tendência recente”.
O Programa de Investimento Incentivo Adultos “tem por objetivo reforçar e diversificar a formação
pós -secundária, garantindo respetivamente a reconversão e atualização de competências através
do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis, de qualidade e capazes de dar resposta
à transformação dos mercados de trabalho e aos novos requisitos da empregabilidade, reforçando
a articulação com os sistemas de ciência e ensino superior na busca de soluções conjuntas que
permitam potenciar quer a relevância das competências adquiridas e o sucesso dos diplomados
no mercado de trabalho, quer novos arranjos colaborativos orientados pelo conhecimento cientí-
fico”. Para tanto, “Inclui programas especificamente orientados para a formação pós -graduada, na
forma de consórcios entre IES e empregadores, orientados para aumentar o número de adultos
no ensino superior, em termos de conversão e/ou atualização de competências (i.e., re -skilling e
up -skilling), em estreita articulação com centros/ redes colaborativas de inovação e a incubação de

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