Regulamento n.º 1126/2022
Data de publicação | 21 Novembro 2022 |
Data | 07 Novembro 2022 |
Número da edição | 224 |
Seção | Serie II |
Órgão | Universidade de Coimbra |
N.º 224 21 de novembro de 2022 Pág. 102
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Regulamento n.º
1126/2022
Sumário: Aprova o Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adul-
tos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy.
Nos termos da alínea x) do n.º 1 do artigo 49.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra,
homologados por Despacho Normativo n.º 43/2008, de 1 de setembro, alterados e republicados pelo
Despacho Normativo n.º 8/2019, de 19 de março, e da alínea a) do n.º 2 do artigo 110.º do Regime
Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pela Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro,
aprovo o Regulamento para atribuição de incentivos à capacitação de jovens e adultos no âmbito
do Projeto Living the Future Academy, em anexo.
7 de novembro de 2022. — O Reitor, Amílcar Falcão.
ANEXO
Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos
no Âmbito do Projeto Living the Future Academy
Preâmbulo
O Projeto Living the Future Academy (LFA), resultante de uma parceria liderada pela Univer-
sidade de Coimbra e envolvendo a participação de quatro Instituições de Ensino Superior como
copromotoras — a Universidade dos Açores, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Insti-
tuto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico de Viseu — assume, como propósito estratégico
e legado para o futuro, a preparação de pessoas, organizações e territórios para a implementação
de decisões inteligentes, de forma sustentável e estratégica, inspirando a mudança paradigmática
necessária à liderança cooperativa e à transição para uma Sociedade 5.0.
Para financiamento do LFA, as instituições parceiras submeteram a sua candidatura aos
Investimentos RE -C06.i03.03 — Incentivo Adultos e RE -C06.i04.01 — Impulso Jovens STEAM,
abertos pelo Aviso 01/PRR/2021.
O Programa de Investimento Impulso Jovens STEAM “tem por objetivo promover e apoiar
iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de
ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM — Science, Technology, Engineering,
Arts and Mathmatics), dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho”, bem como
“reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM em
todo o País, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior” e
“promover uma maior participação dos jovens no ensino superior e reduzir o abandono escolar,
impedindo que eventuais constrangimentos financeiros das famílias decorrentes da atual situação
pandémica invertam a tendência recente”.
O Programa de Investimento Incentivo Adultos “tem por objetivo reforçar e diversificar a formação
pós -secundária, garantindo respetivamente a reconversão e atualização de competências através
do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis, de qualidade e capazes de dar resposta
à transformação dos mercados de trabalho e aos novos requisitos da empregabilidade, reforçando
a articulação com os sistemas de ciência e ensino superior na busca de soluções conjuntas que
permitam potenciar quer a relevância das competências adquiridas e o sucesso dos diplomados
no mercado de trabalho, quer novos arranjos colaborativos orientados pelo conhecimento cientí-
fico”. Para tanto, “Inclui programas especificamente orientados para a formação pós -graduada, na
forma de consórcios entre IES e empregadores, orientados para aumentar o número de adultos
no ensino superior, em termos de conversão e/ou atualização de competências (i.e., re -skilling e
up -skilling), em estreita articulação com centros/ redes colaborativas de inovação e a incubação de
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