Portaria n.º 1444/2000(2ªSérie), de 23 de Setembro de 2000

Portaria n.º 1444/2000 (2.' série). - O Regimento de Guarnição n.º 3 tem demonstrado firmeza e inteira doação ao cumprimento das missões e serviços que lhe estão atribuídos, elevado desempenho no planeamento das tarefas e acções correspondentes e eficácia, empenhamento e determinação na respectivaexecução.

Herdeiro das honrosas tradições e serviços de campanha do Regimento de Infantaria do Funchal e do Grupo de Artilharia de Guarnição n.º 3, onde serviram, com distinção e brilho, oficiais, sargentos e praças do Exército Português naturais da Madeira ou oriundos do continente ou de outros territórios que integravam Portugal, espelhadas com sobranceria no notável e extraordinário esforço no apoio à guerra no Ultramar, organizando, instruindo, treinando e comandando um número muito significativo de batalhões e companhias que se haviam de distinguir em actos e feitos de bravura praticados em campanha, na Índia e em África, tem o Regimento de Guarnição n.º 3 sabido manter e dignificar os valores e a cultura de serviço daquelas unidades, o que o torna perene a que aqueles que as serviram nele se continuem a rever e a orgulhar.

Sediado nas anteriores instalações do Regimento de Infantaria do Funchal e da Bataria de Artilharia de Costa, constituídos não apenas pelas matrizes de origem mas enriquecidos nas suas infra-estruturas pelo empenho e labor de sucessivos comandantes e guarnições, também nesta área de actividades tem continuado, com lucidez e oportunidade, a exercer esforços no sentido de corresponder a novas necessidades e a aprimorar o existente.

Cumprindo com entusiasmo, rigor e aptidão as tarefas cometidas na área da instrução e os exercícios dos seus encargos operacionais, quer ao nível do exército quer conjuntos com forças ou meios de outros ramos, tem ainda apoiado, sempre que necessário, outras unidades da zona militar, da zona marítima e meios e tripulações do Destacamento Aéreo da Madeira.

O Regimento de Guarnição n.º 3 tem materializado uma intensa colaboração e prestado serviços públicos distintíssimos a entidades ou organizações da Região no âmbito da protecção civil, nomeadamente no apoio às populações carenciadas e à limpeza do Funchal aquando das cheias de Outubro de 1993, na limpeza do crude na praia da ilha do Porto Santo, em Dezembro de 1989, nas patrulhas de prevenção de fogos em áreas florestais, em actividades de protecção do ambiente e, ainda, no apoio a diversos eventos de associações estudantis, de juventude...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT