Portaria n.º 1050/2010, de 13 de Outubro de 2010

Portaria n. 1050/2010

de 13 de Outubro

As alteraçóes dos contratos colectivos entre a APHORT -Associaçáo Portuguesa de Hotelaria, Restauraçáo e Turismo e a FESAHT - Federaçáo dos Sindicatos da Agricultura, Alimentaçáo, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal e entre a mesma associaçáo de empregadores e a FETESE - Federaçáo dos Sindicatos dos Trabalhadores de Serviços, publicadas, respectivamente, no Boletim do Trabalho e Emprego, n.os 17, de 8 de Maio de 2010, e 23, de 22 de Junho de 2010, abrangem as relaçóes de trabalho entre empregadores e trabalhadores ao seu serviço representados pelas associaçóes que os outorgaram.

As associaçóes subscritoras requereram a extensáo das referidas alteraçóes a todas as empresas náo filiadas na associaçáo de empregadores outorgante que na área da sua aplicaçáo se dediquem à mesma actividade e aos trabalhadores ao seu serviço das profissóes e categorias profissionais nela previstas náo filiados nas associaçóes sindicais outorgantes.

A estrutura das tabelas salariais das convençóes foi alterada em 2009, impossibilitando a avaliaçáo de impacto da extensáo. Sabe-se que sáo potencialmente abrangidos cerca de 52 000 trabalhadores. As convençóes actualizam, ainda, outras prestaçóes de conteúdo pecuniário como o valor pecuniário da alimentaçáo, as diuturnidades e o prémio de conhecimento de línguas, em relaçáo às quais náo se dispóe de dados estatísticos que permitam avaliar o impacto da extensáo. Considerando a finalidade da extensáo e que as mesmas prestaçóes foram objecto de extensóes anteriores, justifica-se incluí-las na extensáo.

Na área das convençóes, as actividades abrangidas sáo também reguladas por outras convençóes colectivas, nomeadamente celebradas pela Associaçáo da Hotelaria, Restauraçáo e Similares de Portugal, pela Associaçáo dos Industriais de Hotelaria e Restauraçáo do Centro, pela Associaçáo de Hotelaria de Portugal, pela Associaçáo dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, pela Associaçáo dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, pela Associaçáo do Comércio e Indústria de Panificaçáo, Pastelaria e Similares, pela Associaçáo dos Industriais de Panificaçáo, Pastelaria e Similares do Norte, pela Associaçáo dos Industriais de Panificaçáo de Lisboa e pela Associaçáo Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares, pelo que é conveniente assegurar, na medida do possível, a uniformizaçáo do estatuto laboral em cada empresa. Por outro lado, a associaçáo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT