Portaria n.º 1023/82, de 06 de Novembro de 1982
Portaria n.º 1023/82 de 6 de Novembro Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação, nos termos do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 94/82, de 25 de Março, o seguinte: 1.º São aprovados os programas das disciplinas dos cursos de completamento de formação dos professores de Trabalhos Manuais do ensino preparatório e do 12.º grupo do ensino secundário, anexos à presente portaria e dela fazendo parte integrante.
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A presente portaria entra imediatamente em vigor.
Ministério da Educação, 21 de Outubro de 1982. - O Ministro da Educação, João José Fraústo da Silva.
As correntes actuais da pedagogia e a sua inserção política, económica e social 1 - Pedagogia e pedagogias. Pedagogia, ciências da educação ou ciência da educação.
2 - Raízes do pensamento pedagógico actual: do final do século XIX à pedagogia científica do século XX.
3 - Panorama das concepções pedagógicas nos nossos dias.
4 - Exemplos de correntes actuais da pedagogia: a) A pedagogia do trabalho; b) As atitudes não directivas; c) A pedagogia de grupo; d) A pedagogia institucional; e) O ensino individualizado.
5 - As diversas correntes pedagógicas à luz de condicionantes políticas, económicas e sociais.
6 - A situação das correntes pedagógicas dos nossos dias em Portugal.
7 - Prospectiva: a educação do futuro.
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem 1 - Introdução: 1.1 - Apresentação das linhas gerais do programa e da filosofia que lhe está subjacente.
1.2 - Pressupostos fundamentais: 1.2.1 - A estrutura do sujeito.
1.2.2 - As tarefas da aprendizagem e a sua estruturação.
1.2.3 - A interacção entre a estrutura do sujeito e a estrutura da tarefa.
2 - Estrutura do sujeito e desenvolvimento humano: 2.1 - Noções.
2.2 - Processos normalmente seguidos no seu estudo.
2.3 - Principais aspectos a considerar na estrutura do sujeito numa perspectiva desenvolvimentista, diferencial e globalizante.
2.4 - Fase etária e estádio: noção, distinção e legitimidade.
2.5 - Alguns modelos de desenvolvimento humano. Sua apreciação crítica.
Perspectivaactual.
3 - Psicologia da aprendizagem: tarefas a propor e sua estruturação: 3.1 - Desenvolvimento e aprendizagem. Natureza da aprendizagem.
3.2 - Tarefas da aprendizagem. Sua finalidade e diversidade.
3.3 - Algumas teorias da aprendizagem. Sua apreciação crítica. Perspectivas actuais.
3.4 - Estrutura do sujeito, estrutura da tarefa.
3.5 - Pré-requisitos da aprendizagem. Conceito de readiness.
4 - Interacção entre a estrutura do sujeito e a estrutura da tarefa no processo educativo: 4.1 - Natureza da interacção.
4.2 - Principais factores que intervêm nessa interacção.
4.3 - Acção educativa e relação educativa.
5 - Actividade didáctica e suas fases: 5.1 - Planificação.
5.2 - Interacção.
5.3 - Avaliação.
5.4 - Observação.
5.5 - Diagnóstico.
6 - Conclusões.
Noções de sociologia de educação A construção social da educação escolar 1 - A problemática social da educação escolar: 1.1 - A dimensão social da educação.
1.2 - Perspectivas sociológicas.
1.3 - A problemática social da educação escolar.
2 - Génese e institucionalização da educação escolar: 2.1 - A escola e as outras instâncias educativas.
2.2 - Características especiais da instituição escolar.
2.3 - A escolaridade universal, a intervenção crescente do Estado e o desenvolvimento da escola como instituição educativa.
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