Portaria n.º 371/2017

Data de publicação26 Outubro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoFinanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinetes do Secretário de Estado do Orçamento e da Secretária de Estado da Segurança Social

Portaria n.º 371/2017

O Instituto de Informática, I. P. (II, I. P.), é um instituto público que, nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 196/2012, de 23 de agosto, assegura a construção, gestão e operação de sistemas aplicacionais e de infraestruturas tecnológicas nas áreas das tecnologias de informação e comunicação dos serviços e organismos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, numa lógica de serviços comuns partilhados.

No âmbito da sua missão, compete ao II, I. P. garantir o funcionamento dos sistemas de informação da Segurança Social.

Os referidos sistemas de informação operam sobre servidores de grande porte, dotados de sistemas operativos Solaris (Sistema de Informação da Segurança Social), HP-UX (Sistema de Informação Financeira) e Linux, num total de 483 servidores físicos e 1500 servidores virtuais, que recorrem ao armazenamento da informação em «arrays» de discos de grande volume (cerca de 485TB no Centro de Processamento de Dados Principal e 351TB no Centro de Processamento de Dados Alternativo), com replicação de dados, para além dos mecanismos de cópias de segurança da informação implementados por recurso a equipamentos de SAN (Storage Area Network) e robots de tapes da StorageTek (no período de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2016 registava um volume de salvaguarda de dados na ordem dos 2,7 PiB - cerca de 500.000 backups realizados e 500 restores, com um volume médio de backup diário de 25TB).

Acresce, ainda, que os serviços distribuídos (e-mails, fileserver, print-server, etc.), em fase de consolidação, operam ainda, sobre servidores baseados em sistemas operativos Microsoft Windows Server.

Estes ambientes específicos exigem a permanente intervenção de empresas com elevado grau de especialização que asseguram a instalação, configuração, atualização corretiva e evolutiva do software envolvido, bem como controlam a eficiência do desempenho dos equipamentos e serviços disponibilizados através da execução de um conjunto de tarefas diárias para as quais é necessário a utilização de recursos com conhecimento e experiência adequados.

A prestação de serviços a contratar irá assegurar a administração dos servidores Unix, Windows, Storage e Backups que compõem os Sistemas de Informação da Segurança Social e que funcionam, na sua maioria, numa base de 7 dias/semana x 24 horas, garantindo uma rápida intervenção e resolução de incidentes, bem como a realização de operações de manutenção definidas e...

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