Portaria n.º 365/2018

Data de publicação29 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada

Portaria n.º 365/2018

O Engenheiro Klaus Nagel, de nacionalidade alemã, é um membro ativo da Iniciativa Lisboa - Düsseldorf, uma associação criada em 2008 que tem como objetivo principal o conhecimento e o trabalho estreito entre cidadãos, empresas e instituições das duas cidades.

Anualmente, alternando entre Lisboa e Düsseldorf, realiza-se uma visita de associados e de entidades públicas e privadas para um colóquio sobre temas de interesse comum e atividades culturais e empresariais entre as duas cidades, que levaram a que o Palácio Real do Alfeite fosse uma localização âncora daquelas visitas.

O Palácio Real do Alfeite, recuperado pelo Rei D. Pedro V, foi, após o seu casamento com a Rainha D. Estefânia, domicílio de férias e de fim de semana dos Reis, proporcionando ao casal verdadeiros momentos de descontração a uma distância que lhes permitia manter a atenção aos afazeres da Corte. Permitia também ao Rei realizar o seu desporto favorito: a caça aos patos selvagens que ainda hoje podemos encontrar no Alfeite.

Dá-se a feliz coincidência de a Rainha D. Estefânia - tão querida dos portugueses pelas suas ações de caridade, que resultaram na fundação de diversos hospitais e instituições -, ter passado a sua juventude em Düsseldorf, após o seu pai, o príncipe reinante da Casa de Hohenzollern-Sigmaringen, ter abdicado dos seus direitos ao principado em nome do rei da Prússia, estabelecendo-se naquela cidade à beira do Reno conhecida pelos seus belos jardins. A Rainha era muito estimada pelos habitantes de Düsseldorf, cidade de onde partiu, em 1858, para se casar com aquele que foi considerado um monarca exemplar, com valores sociais bem presentes.

Estando a Marinha a preparar a celebração do centenário da entrega do Palácio Real e dos terrenos conhecidos como as Sete Quintas para a edificação da Base Naval de Lisboa, e tendo em conta que o Jardim do Palácio tem algumas árvores seculares classificadas de interesse público, e que os buchos, caminhos e arbustos ornamentais se encontravam degradados, o Engenheiro Klaus Nagel, membro ativo do grupo de Düsseldorf, rapidamente se seduziu pelo projeto de recuperação do Jardim do Palácio, homenageando, desta forma, Stephanie von Hohenzollern-Sigmaringen.

Formado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT