Portaria n.º 218/2018

Data de publicação06 Abril 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoFinanças - Gabinete do Secretário de Estado do Orçamento

Portaria n.º 218/2018

Considerando que a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (ESPAP), cuja orgânica consta do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e as atribuições do Instituto de Informática, da Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública, E. P. E. (GeRAP), e da Agência Nacional de Compras Públicas, E. P. E. (ANCP), que foram extintos, por fusão.

Considerando que, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 1.º da respetiva Lei Orgânica, a ESPAP é equiparada a entidade pública empresarial para efeitos de conceção e desenvolvimento de soluções, aplicações, plataformas, projetos e execução de atividades conducentes ou necessárias à prestação de serviços partilhados, compras públicas, gestão do parque de veículos do Estado (PVE) e às respetivas atividades de suporte e, em geral, à promoção da utilização de recursos comuns na Administração Pública.

Considerando que no âmbito das missões prosseguidas pela ESPAP assume particular relevância no presente contexto a sua atuação enquanto entidade gestora do Sistema Nacional de Compras Públicas (cf. artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 37/2007, de 19 de fevereiro), sucedendo, assim, nas atribuições e competências, bem como nos direitos e deveres e em todas as relações jurídicas contratuais da ANCP.

Considerando que, atuando enquanto entidade gestora do Sistema Nacional de Compras Públicas e como central de compras nos processos de agregação e centralização de aquisições para o Estado, colocam-se inúmeros desafios na área da contratação pública e, em especial, na resolução de processos judiciais em que a ESPAP seja interveniente e cujo patrocínio jurídico especializado se mostra particularmente relevante, foi celebrado o contrato n.º 31/2015, em 17.08.2015, de aquisição de serviços de assessoria jurídica no âmbito do SNCP e patrocínio judiciário em contratação pública, com a Miranda Correia Amendoeira & Associados R. L., e que teve a seguinte distribuição inicial de encargos, autorizada por deliberação do Conselho Diretivo da ESPAP de 13 de julho de 2015:

2015: (euro) 28.000,00 (a que acresce IVA);

2016: (euro) 84.000,00 (a que acresce IVA);

2017: (euro) 84.000,00 (a que acresce IVA);

2018: (euro) 56.000,00 (a que acresce IVA).

Considerando a redução, no ano de 2015, do número de acordos quadro celebrados relativamente ao inicialmente previsto com a consequente redução do número de processos judiciais, a execução do contrato ficou aquém do inicialmente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT