Portaria n.º 209/2016

Data de publicação15 Julho 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 209/2016

Louvo o primeiro-sargento MQ (NII 906089) Carlos José Fernandes da Silva pelo elevado grau das suas aptidões profissionais, qualidades pessoais e desempenho demonstrados no cumprimento das suas funções na delegação da Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, na Alemanha, no período de 29 junho de 2004 a 26 de julho de 2011.

Durante este período, o sargento Fernandes da Silva desenvolveu um trabalho notável no desempenho das funções que lhe foram atribuídas. No âmbito das competências e responsabilidades da MCSUB, partilhou a sua ação como adjunto do responsável da construção e configuração da plataforma e, adjunto do responsável pelos sistemas de produção e distribuição de energia hidráulica, produção de distribuição de energia pneumática de alta pressão e sistemas mecânicos e mastros.

O sargento Fernandes Silva participou de forma muito ativa nas diversas fases de construção e testes, contribuindo para o rigoroso controlo de qualidade nas inspeções, na estrita observância dos exigentes procedimentos, normas e requisitos das especificações técnicas, garantindo assim o escrupuloso cumprimento do contrato de aquisição dos submarinos da classe Tridente.

O seu desempenho repartiu-se ainda pelo exercício do controlo de qualidade durante as provas de aceitação em fábrica nas instalações dos diversos fabricantes, dispersos geograficamente por toda a Alemanha e Europa; pela receção e garantia da observância dos requisitos dos sistemas de bordo dos submarinos nas fases de instalação, dos testes a cais e nas provas de mar dos sistemas, e pela validação de inúmeras instruções técnicas de manutenção dos sistemas da sua área de responsabilidade.

Aliando à sua extensa experiência de submarinista, um apurado sentido de responsabilidades, enorme sentido do dever, lealdade, disciplina e rigor, conjugados com profundos conhecimentos técnicos e profissionalismo, conseguiu o sargento Fernandes Silva granjear o respeito técnico e mérito nos dois estaleiros onde os submarinos da classe Tridente foram construídos e equipados, prestigiando a Marinha e o País.

Saliente-se ainda a sua contribuição na melhoria do sistema de hidráulico, aproveitando as mais-valias de uma análise integrada de todos os subsistemas, especialmente os subsistemas mastros e blocos hidráulicos de comando e controlo. Para além das intervenções nas fases de inspeção e testes, foi assinalável a ação organizativa do sargento Fernandes Silva na manutenção do arquivo físico de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT