Portaria n.º 192/2021

Data de publicação13 Maio 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada

Portaria n.º 192/2021

Sumário: Concede a Medalha Naval de Vasco da Gama ao mestre Paulo Judá Santos.

O Mestre Paulo Judá Santos tem cooperado com a Marinha Portuguesa de forma profundamente comprometida, genuína e voluntária, ao longo de mais de 15 anos, evidenciando uma disponibilidade e dedicação invulgares.

Profundo conhecedor dos hábitos, usos e costumes da Armada, o Dr. Paulo Judá Santos vivencia, de maneira muito particular e intensa, a vida e a cultura naval, fruto do seu profundo conhecimento e grande interesse pela história da Marinha, pela cultura marítima dos portugueses e por um particular gosto pela memorabilia e iconografia navais e pintura relacionada com o mar e a Marinha. Este seu interesse é materializado em múltiplas e virtuosas ações e atividades.

Divulgador da Marinha e da cultura naval em múltiplas atividades de caráter académico, cultural, filantrópico e social, profundo respeitador das seculares tradições navais da Marinha, o Dr. Paulo Judá Santos é membro efetivo da Academia de Marinha desde 2015, sendo Secretário da Classe de Artes, Letras e Ciências desde 2016, e colabora, desde 2008, com a Revista da Armada. Os seus trabalhos encontram-se, igualmente, publicados em edições nacionais e estrangeiras, como é o caso da Revista de Marinha e da revista marítima francesa Chasse-Marée.

Merece particular destaque a publicação de oito livros de elevado valor cultural que dão um relevante contributo para a memória da Marinha Portuguesa: A Marinha, Lisboa e o Tejo, na Obra de João Pedroso (2004), O Botão de Âncora da Marinha Portuguesa (2012), Espadas e Sabres da Marinha Portuguesa, Portuguese Naval Swords (2013), À Mesa com a Marinha. Vol. I - Marinha Real Portuguesa (2015) e À Mesa com a Marinha. Vol. II - Marinha da República (2017), Espadas, Sabres, Adagas e Talins da Marinha Portuguesa. Portuguese Naval Swords. Les Sabres de la Marine Portugaise (2019), À Mesa com a Marinha. Tradição, Requinte e Modernidade (2020) e, muito recentemente, por ocasião dos 400 anos da criação do Terço da Armada Real da Coroa de Portugal, Fuzileiros. 400 anos de memórias (2021).

Acrescem, ainda, inúmeras palestras e visitas guiadas com múltiplas entidades e organismos, nacionais e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT