Portaria n.º 175/2017

Data de publicação10 Julho 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 175/2017

Louvo o Coronel de Cavalaria, NIM 51519711, Manuel Júlio Matias Barão da Cunha, da Liga dos Combatentes, por ao longo dos nove anos que coordena executivamente o Programa Fim do Império, projeto integrado no programa estratégico da LC "Cultura Cidadania e Defesa" e que envolve a Liga dos Combatentes, a Câmara Municipal de Oeiras e a Comissão Portuguesa de História Militar, ter levado à prática, com demonstração de elevada competência no âmbito técnico profissional, a tarefa de desenvolver sustentadamente um programa que procura contribuir para História de Portugal através de testemunhos e investigações de militares dos Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança, sobre a temática da Guerra do Ultramar.

O extraordinário desempenho e as relevantes qualidades pessoais do Coronel Barão da Cunha, permitiram que o Programa Fim do Império desenvolvesse a finalidade de debater este importante período da nossa História, confrontando os olhares, diferentes mas complementares, das mais diversificadas entidades militares e civis que participaram nas 180 tertúlias que o programa já concretizou e dos 30 livros editados sobre a temática da Guerra Ultramarina.

Tendo transitado para a situação de reforma extraordinária por deficiência adquirida em serviço e após ter cumprido duas comissões no Ultramar, o Coronel Barão da Cunha licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas e encetou um novo trilho pessoal, sempre ao serviço de Portugal, dedicando toda a sua capacidade pessoal e académica ao serviço da cultura, na Função Pública e em Autarquias, desenvolvendo atividades culturais na Câmara Municipal de Lisboa e na Câmara Municipal de Oeiras, onde foi o primeiro coordenador da Livraria-Galeria Municipal Verney, desde 1995 até se aposentar em 2008. Os serviços prestados por si prestados foram reconhecidos pelo Município de Oeiras com a atribuição de duas medalhas de grau ouro, tendo as Juntas de Freguesia de Oeiras e de São Julião da Barra distinguido cada uma o homem de cultura com uma medalha de grau ouro.

O Coronel Barão da Cunha desenvolveu também uma carreira de escritor, conferencista e ensaísta, sendo autor de sete livros que contam com várias edições e onde se refletem inegáveis dotes literários retratando facetas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT