Portaria 980-A/2006, de 14 de Junho de 2006

Portaria n.o 980-A/2006 (2.a série). - A medalha de mérito de protecçáo e socorro visa atribuir reconhecimento público a pessoas e instituiçóes que de forma abnegada e decisiva contribuem para o êxito de operaçóes de protecçáo e socorro, ajudando a minimizar os custos materiais e o sofrimento dos que sáo afectados por acidentes graves e catástrofes.

Pela presente portaria densificam-se as regras de concessáo da medalha nos seus diferentes graus e distintivos e aprova-se o modelo exclusivo das suas insígnias.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Administraçáo Interna, o seguinte:

  1. o É aprovado o regulamento de concessáo da medalha de mérito de protecçáo e socorro constante do anexo I à presente portaria e que dela faz parte integrante.

  2. o É aprovado o modelo de insígnias da medalha de mérito de protecçáo e socorro, cuja maqueta gráfica e respectiva descriçáo constam do anexo II à presente portaria e que dela faz parte integrante.

  3. o É aprovado o modelo de diploma da medalha de mérito de protecçáo e socorro constante do anexo III à presente portaria e que dela faz parte integrante.

  4. o A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicaçáo.

12 de Junho de 2006. - O Ministro de Estado e da Administraçáo Interna, António Luís Santos Costa.

ANEXO I

Regulamento de concessáo da medalha de mérito de protecçáo e socorro

Artigo 1.o

Medalha de mérito de protecçáo e socorro

1 - A medalha de mérito de protecçáo e socorro, adiante designada simplesmente por medalha, é concedida para distinguir as pessoas, singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que se destacam pelas suas actuaçóes na área da protecçáo e socorro, a nível preventivo e operacional, protegendo e defendendo pessoas e bens em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, mediante a realizaçáo de actos singulares ou colectivos que:

  1. Impliquem risco notório, solidariedade excepcional; b) Impliquem colaboraçáo com as autoridades competentes na direcçáo e coordenaçáo dos recursos; c) Impliquem cooperaçáo altruísta com as autoridades em acçóes de finalidade económico-social, técnico-pedagógica ou de investigaçáo.

    2 - No caso de pessoa colectiva a medalha pode distinguir veneranda e exemplar existência da instituiçáo, ao serviço da protecçáo e socorro das populaçóes.

    Artigo 2.o

    Graus

    1 - A medalha compreende os seguintes graus:

  2. Medalha de ouro;

  3. Medalha de prata;

  4. Medalha de cobre.

    2 - A concessáo de um ou outro grau releva das...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT