Portaria n.º 606-A/93, de 28 de Junho de 1993

Portaria n.° 606-A/93 de 28 de Junho A renovação do tecido empresarial português tem sido ao longo dos últimos anos uma das preocupações fundamentais do Governo, que, procurando estimular a competitividade e a modernização das empresas, tem criado diversos sistemas de incentivos financeiros.

Pela capacidade de iniciativa e inovação de que são portadores os jovens empresários, têm um importante papel a desempenhar nesta tarefa que mobiliza toda a sociedade portuguesa.

O FAIJE, em que o Estado, a banca e a ANJE estivarem, no passado, igualmente envolvidos e empenhados, foi uma experiência bem sucedida que permitiu apoiar inúmeros projectos desenvolvidos por jovens empresários.

Torna-se, hoje, necessário criar um sistema estabilizado de incentivos e de condições especiais de acesso ao financiamento que possa, no futuro, ser alargado e aprofundado em ordem à criação de um quadro integrado de apoios a jovens empresários.

Respeitando o papel histórico da ANJE no FAIJE e reconhecendo a necessidade de estimular o gosto e o interesse pela actividade empresarial, pretendeu o Governo associá-la à aplicação deste Sistema.

Potenciando e fomentando o envolvimento da sociedade civil, quis igualmente o Governo contar com o contributo da Fundação da Juventude, cuja experiência na gestão de medidas de apoio à iniciativa de jovens empresários está plenamente demonstrada nos Ninhos de Empresas.

Pretendeu ainda o Governo alargar a participação no Sistema aos bancos e instituições financeiras de cuja colaboração possa resultar uma melhoria significativa das medidas agora aprovadas.

O Sistema visa apoiar projectos empresariais de jovens através da concessão de um incentivo financeiro a fundo perdido, complementado por financiamento bancário em condições especiais de acesso.

O incentivo - cuja base corresponde a 30% das aplicações relevantes do investimento- pode ser majorado em função da relevância estratégica dos projectos, da sua localização regional ou do objectivo de preservação do meio ambiente.

Ao nível processual procurou-se conferir à apreciação, selecção e aprovação dos projectos a celeridade e fluidez indispensáveis ao bom funcionamento do Sistema, criando-se, também, uma instância de recurso.

Manda o Governo, pelos Ministros da Indústria e Energia, do Emprego e da Segurança Social e Adjunto, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 202.° da Constituição, o seguinte: 1.° Âmbito e objectivos 1 - É criado o Sistema de Incentivos a Jovens Empresários, adiante abreviadamente designado por SIJE ou Sistema.

2 - O SIJE tem por objectivo o apoio a projectos, no âmbito de todo o território nacional, que visem a criação, expansão e modernização de empresas cujo capital e gestão sejam maioritariamente detidos por jovens empresários e que se integrem nos seguintes sectores de actividade: Indústriasextractivas; Indústriastransformadoras; Comunicações; Serviços prestados às empresas, com excepção do aluguer de máquinas e equipamento; Cinema, teatro, rádio, televisão e actividades conexas; Bibliotecas, museus, jardins botânicos e zoológicos; Turismo e actividades conexas, com excepção de restaurantes e similares; 3 - O Sistema tem igualmente por objectivo o apoio a projectos que visem a preservação do ambiente e dos recursos naturais.

4 - Para efeitos do presente diploma, entende-se por jovens...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT