Parecer n.º 6/2006, de 17 de Agosto de 2006
Parecer n.o 6/2006
Parecer sobre a Conta da Assembleia Legislativa da Regiáo Autónoma da Madeira relativa ao ano de 2005
----
[g11]G[g11] [g11]flflr*iyrvh[g76]Grtvflyh/v>h[g76]q‡fl[g76][g11][g111]‡-rfl[g17] [g11]GH [g11]flflr*iyrvh[g76]Grtvflyh/v>h[g76]qh[g76]Hhqrv-h[g17]
[g11]Q [g11]</‡-vfih[g111][g109]‡[g76]qr[g76]Qhth*r†/‡[g17] [g11]S [g11]flflr*iyrvh[g76]qh[g76]Sr...˚iyvph[g17] [g12][g11] [g12]‡†flryu‡[g76]qr[g76][g11]q*v†vfl/-h[g111][g109]‡[g17] [g12]Q[g11] [g12][g121]qvt‡[g76]q‡[g76]Q-‡prqv*r†/‡[g76][g11]q*v†vfl/-h/v>‡[g17] [g12]SQ [g12]‡†fl/v/<v[g111][g109]‡[g76]qh[g76]Sr...˚iyvph[g76]Q‡-/<t<rflh[g17] [g21]G [g21]rp-r/‡[g85]Grv[g17] [g21]GS [g21]rp-r/‡[g76]Grtvflyh/v>‡[g76]Srtv‡†hy[g17] [g21]S [g21]v[g105]-v‡[g76]qh[g76]Sr...˚iyvph[g17]
[g27]S [g27]‡>r-†‡[g76]Srtv‡†hy[g17]
G[g91]PS[g11]H Grv[g76]qr[g76][g91]†-<hq-h*r†/‡[g76]q‡[g76]P-[g111]h*r†/‡[g76]qh[g76]S[g11]H[g17]
Q[g27][g11] Qyh†‡[g76][g27]y‡ihy[g76]qh[g76][g11]<qv/‡-vh[g17]
QP[g12]Q Qyh†‡[g76]Psvpvhy[g76]qr[g76][g12]‡†/hivyvqhqr[g76]Q˚iyvph[g17] S[g11][g11] Srtv[g109]‡[g76][g11]</[g121]†‡*h[g76]q‡fl[g76][g11][g111]‡-rfl[g17] S[g11]H Srtv[g109]‡[g76][g11]</[g121]†‡*h[g76]qh[g76]Hhqrv-h[g17] T[g11]Q[g76]SȈ[g121] T‡s/'h-r[g76]qr[g76][g27]rfl/[g109]‡[g17]
THIS Thy[g105]-v‡[g76]*[g116]†v*‡[g76]†hpv‡†hy[g76]h...yvp[g105]>ry[g76]†h[g76]Srtv[g109]‡[g17] TSHU[g12] Trp[g111][g109]‡[g76]Srtv‡†hy[g76]qh[g76]Hhqrv-h[g76]q‡[g76]U-vi<†hy[g76]qr[g76][g12]‡†/hfl[g17]
U[g12] U-vi<†hy[g76]qr[g76][g12]‡†/hfl[g17]
ÍNDICE
Relaçáo de siglas.
Ficha técnica. 1 - Introduçáo.
1.1 - Fundamento, âmbito e objectivos.
1.2 - Enquadramento normativo.
1.3 - Identificaçáo dos responsáveis.
1.4 - Metodologia e técnicas de controlo.
1.5 - Condicionantes e grau de colaboraçáo dos responsáveis.
1.6 - Princípio do contraditório.
2 - Observaçóes.
2.1 - Organizaçáo administrativa e financeira da ALM.
2.2 - Análise da actividade financeira.
2.2.1 - Execuçáo orçamental da receita e da despesa.
2.2.2 - Evoluçáo das receitas e das despesas relativamente ao ano anterior.
2.3 - Alteraçóes à estrutura orgânica da ALM em 2005.
2.3.1 - Transferências para os grupos parlamentares.
2.3.2 - Acórdáo n. 376/2005 do Tribunal Constitucional.
2.4 - Parametrizaçáo da aplicaçáo informática SAP R/3.
2.4.1 - Deficiências identificadas na verificaçáo à conta de 2004.
2.4.2 - Medidas adoptadas para superar as deficiências da aplicaçáo SAP R/3.
2.4.3 - Deficiências identificadas durante a auditoria.
2.5 - Fiabilidade da conta.
2.5.1 - Instruçáo da conta.
2.5.2 - Demonstraçóes financeiras de natureza patrimonial.
2.5.3 - Contabilidade orçamental.
2.6 - Legalidade e regularidade das operaçóes subjacentes.
2.6.1 - Operaçóes da receita.
2.6.2 - Aquisiçáo de serviços correntes - Seguros.
2.6.3 - Transferências correntes.
2.7 - Recomendaçóes formuladas no parecer sobre a conta de 2004.
3 - Demonstraçáo numérica. 4 - Conclusóes.
Parecer.
Anexos:
I - Alegaçóes dos responsáveis.
II - Importâncias dispendidas com o software SAP R/3 em 2005. III - Quadro comparativo dos seguros em vigor nas Assembleias. IV - Nota de emolumentos e outros encargos.
Relaçáo de siglas
Tvtyh [g21]rflvt†h[g111][g109]‡
Ficha técnica
T<...r->vfl[g109]‡ [g178] Hhshyqh[g76]H‡-irTM[g76][g11]ss‡†fl‡[g71][g76]h<qv/‡-h[g85]p‡‡-qr†hq‡-h[g17] [g12]‡‡-qr†h[g111][g109]‡ [g178] [g76]Hvt<ry[g76]Qrfl/h†h[g71][g76]h<qv/‡-[g85]pursr[g17] [g91]-<v...h[g76]qr[g76]h<qv/‡-vh[g73]
S<v[g76]Hvt<ry[g76]S‡q-vt<rfl[g71][g76]/[g112]p†vp‡[g76]>r-vsvphq‡-[g76]fl<...r-v‡-[g17] [g11]†q-rvh[g76][g28]-rv/hfl[g71][g76]/[g112]p†vph[g76]>r-vsvphq‡-h[g76]fl<...r-v‡-[g17] Svph-qv†h[g76]T‡<flh[g71][g76]/[g112]p†vph[g76]fl<...r-v‡-[g17] S‡q‡ys‡[g76]T‡<flh [g69][g38][g3][g71][g76]rfl...rpvhyvfl/h[g76]qr[g76]v†s‡-*[g105]/vph[g17] Hr-[g116]pvh[g76][g21]vhfl [g69][g75][g3][g71][g76]/[g112]p†vph[g76]>r-vsvphq‡-h[g76]fl<...r-v‡-[g17]
[g69][g38][g3] [g11]...‡v‡[g76]v†s‡-*[g105]/vp‡[g17] [g69][g75][g3] [g11]...‡v‡[g76]w<-[g116]qvp‡[g17]
1 - Introduçáo
[g107][g82][g107] 2 )XQGDPHQWR[g72][g16]kPELWR[g16]H[g16]REMHFWLYRV
P[g76]...-rflr†/r[g76]q‡p<*r†/‡[g76]p‡†fl<ifl/h†pvh[g76]‡[g76]-rfl<y/hq‡[g76]qh[g76]h<qv/‡-vh[g76][g106][g76]p‡†/h qr[g76][g75]ˇˇ[g105][g76]qh[g76][g11]flflr*iyrvh[g76]Grtvflyh/v>h[g76]qh[g76]Hhqrv-h[g76]-<r[g76]p‡†fl/h[g76]q‡[g76]Q-‡t-h*h [g11]†<hy[g76]qr[g76][g28]vflphyvfih[g111][g109]‡[g76]qh[g76]Trp[g111][g109]‡[g76]Srtv‡†hy[g76]qh[g76]Hhqrv-h[g76]q‡[g76]U-vi<†hy[g76]qr [g12]‡†/hfl[g76][g69]TSHU[g12][g3][g71][g76]...h-h[g76]‡[g76]h†‡[g76]qr[g76][g75]ˇˇ[g42][g71][g76]h...-‡>hq‡[g76]...ry‡[g76]Qyr†[g105]-v‡[g76][g27]r-hy q‡[g76]U-vi<†hy[g76]qr[g76][g12]‡†/hfl[g71][g76]r*[g76]flrflfl[g109]‡[g76]qr[g76][g75]ˇ[g76]qr[g76][g21]rfir*i-‡[g76]qr[g76][g75]ˇˇ[g105][g71][g76]h/-h>[g112]fl qh[g76]Srfl‡y<[g111][g109]‡[g76]†[g17][g158][g76][g75]Ȉˇ[g105][g85]Q[g27] [g69][g38][g3][g17]
[g91]fl/h[g76]hp[g111][g109]‡[g76]/r>r[g76]p‡*‡[g76]‡iwrp/v>‡[g76]...-v†pv...hy[g76]>r-vsvph-[g76]h[g76]r,hp/vq[g109]‡[g76]qhfl ...r[g111]hfl[g76]p‡†/hivy[g116]fl/vphfl[g76]sv†hvfl[g71][g76]‡fl[g76]-rfl...rp/v>‡fl[g76]-rtvfl/‡fl[g76]qhfl[g76]-rprv/hfl[g76]r[g76]qhfl qrfl...rflhfl[g71][g76]ir*[g76]p‡*‡[g76]h[g76]p‡--rfl...‡†qr†/r[g76]-rt<yh-vqhqr[g76]r[g76]yrthyvqhqr[g71][g76]p‡* >vfl/h[g76]h[g76]fl<...‡-/h-[g76]h[g76]r*vflfl[g109]‡[g76]q‡[g76]Qh-rpr-[g76]p‡*r/vq‡[g76]h‡[g76]U-vi<†hy[g76]qr[g76][g12]‡†/hfl [g69]U[g12][g3][g71][g76]†‡fl[g76]/r-*‡fl[g76]qh[g76]hy[g116]†rh E[g3][g76]q‡[g76]†[g17][g158][g38][g38][g76]q‡[g76]h-/vt‡[g76][g105][g17][g158][g76]qh[g76]Grv[g76]†[g17][g158][g76][g84][g50]Ȉ[g84][g40][g71][g76]qr
[g75][g42][g76]qr[g76][g11]t‡fl/‡[g17]
[g12]‡†fl/v/<[g116]-h*[g76]‡iwrp/v>‡fl[g76]flrp<†q[g105]-v‡fl[g71][g76]h...-rpvh-[g76]hfl[g76]v*...yvph[g111][g125]rfl[g76]qhfl[g76]hy[g85] /r-h[g111][g125]rfl[g76][g106][g76]‡-t[g107]†vph[g76]qh[g76][g11]GH[g76]v†/-‡q<fivqhfl[g76]...ry‡[g76][g21]GS[g76]†[g17][g158][g76][g38][g16]Ȉ[g75]ˇˇ[g105]ȈH[g71][g76]qr [g105][g76]qr[g76][g11]t‡fl/‡[g71][g76]r[g76]>r-vsvph-[g76]flr[g76]hfl[g76]v*...r-srv[g111][g125]rfl[g76]qh[g76]h...yvph[g111][g109]‡[g76]T[g11]Q[g76]SȈ[g121][g71][g76]qr/rp[g85] /hqhfl[g76]†hfl[g76]>r-vsvph[g111][g125]rfl[g76]r,/r-†hfl[g76][g106]fl[g76]p‡†/hfl[g76]qr[g76][g75]ˇˇ[g121][g76]r[g76]qr[g76][g75]ˇˇ[g16][g71][g76]s‡-h* p‡--vtvqhfl[g17]
[g107][g82][g69] 2 (QTXDGUDPHQWR[g16]QRUPDWLYR
[g11][g76][g11]GH[g76][g112][g76]<*[g76]q‡fl[g76][g121]-t[g109]‡fl[g76]qr[g76]t‡>r-†‡[g76]...-[g121]...-v‡[g76]qh[g76]Srtv[g109]‡[g76][g11]</[g121]†‡*h[g76]qh Hhqrv-h[g76][g69]S[g11]H[g3][g71][g76]p-vhq‡[g76]†‡fl[g76]/r-*‡fl[g76]q‡[g76]h-/vt‡[g76][g75][g121][g38][g17][g158][g76]qh[g76][g12]‡†fl/v/<v[g111][g109]‡[g76]qh Sr...˚iyvph[g76]Q‡-/<t<rflh[g17][g76][g91]fl/r[g76][g121]-t[g109]‡[g76]r,r-pr[g76]‡[g76]...‡qr-[g76]yrtvflyh/v>‡[g76]r[g76]svflphyvfih[g85]
15 334 dor da acçáo governativa [cfr. o artigo 13. da Lei n. 13/91, de 5 de Junho, que aprovou o Estatuto Político-Administrativo da RAM (2)], estando dotado de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, nos termos do n. 2 do artigo 1. do Decreto Legislativo Regional (DLR) n. 24/89/M, de 7 de Setembro (3).
A gestáo financeira e patrimonial da ALM cabe a um Conselho de Administraçáo (CA), cujas competências e atribuiçóes estáo definidas nos artigos 13. e 14. daquele DLR, que funciona sob a superintendência do Presidente da ALM, conforme decorre do disposto no n. 2 do artigo 7. do mesmo diploma.
A aprovaçáo do orçamento anual compete ao Plenário, nos termos do n. 2 do artigo 49. do DLR n. 24/89/M, aplicando-se à sua execuçáo as normas específicas elencadas nos artigos 50. e 53. a 56. do mesmo diploma.
Como a entidade adoptou a contabilidade patrimonial, a partir de 2003 passou a aplicar-se-lhe também o disposto no DL n. 232/97, de
(Unidade: euros)
3 de Setembro (que aprova o POCP - Plano Oficial de Contabilidade Pública) e, relativamente à apresentaçáo das contas ao TC (4), o previsto na Instruçáo n. 1/2004 - 2.ª Secçáo do TC (5).
1.3 - Identificaçáo dos responsáveis
De acordo com o disposto na alínea a) do artigo 28. do DLR n. 24/ 89/M, com as alteraçóes que lhe foram introduzidas pelo DLR 10-A/ 2000/M, de 26 de Abril, compete ao Departamento Financeiro elaborar a conta da ALM, de acordo com as orientaçóes expressas pelo CA. Depois de aprovar a conta, o CA submete-a ao Presidente da Assembleia e remete-a para parecer do TC, em conformidade com o definido na alínea c) do artigo 14.
A verificaçáo incidiu sobre a gerência de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2005, que foi da responsabilidade dos membros do CA identificados no quadro seguinte:
Nome Período Cargo Vencimento líquido anual
José Manuel Gomes Soares de Oliveira ............. 01/01/05 a 31/12/05 Presidente 51 310,07
José Óscar de Sousa Fernandes .......................... 01/01/05 a 31/12/05 Vogal 42 338,13
António Carlos Teixeira de Abreu Paulo .......... 01/01/05 a 31/12/05 Vogal 25 246,89
1.4 - Metodologia e técnicas de controlo
A metodologia seguida na realizaçáo da presente acçáo englobou as fases de planeamento, de execuçáo e de análise e consolidaçáo da informaçáo, no desenvolvimento das quais foram adoptados métodos e técnicas de auditoria geralmente aceites, nomeadamente os constantes do Manual de Auditoria e de Procedimentos (6).
Fase de Planeamento
Estudo prévio da entidade (enquadramento jurídico e identificaçáo das estruturas orgânicas da ALM);
Análise dos elementos constantes do dossiê permanente, nomeadamente:
Leitura dos Pareceres sobre as contas de anos anteriores; Manual de Controlo Interno;
Instruçóes do TC.
Identificaçáo das principais alteraçóes à estrutura orgânica da
ALM introduzidas pelo DLR n. 14/2005/M;
Análise do Acórdáo n. 376/2005 do Tribunal Constitucional que se pronunciou, a requerimento do Ministro da República para a RAM, sobre o aumento das transferências para os grupos parlamentares determinado pela alteraçáo à Estrutura Orgânica da Assembleia...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO