Louvor n.º 358/2019

Data de publicação17 Julho 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Louvor n.º 358/2019

Sumário: Louvor e Concessão de Medalha de Ouro de Serviços Distintos ao Comando Regional dos Açores da Polícia de Segurança Pública.

Louvo, por proposta do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, o Comando Regional dos Açores (CRA) pela elevada competência e extraordinário desempenho que vem demonstrando, ao longo dos vinte anos de existência, no cumprimento das diversas missões cometidas à Polícia de Segurança Pública em todo o território insular, visando garantir a segurança e a proteção dos cidadãos da comunidade açoriana e dos seus bens.

Apesar das especificidades próprias de uma região arquipelágica, que, fruto da descontinuidade territorial, em muito dificultam a gestão e rentabilização dos recursos existentes, os polícias deste Comando têm sabido estar à altura dos desafios colocados, demonstrando uma dedicação, própria de quem tudo faz em prol da segurança pública da comunidade que serve. De facto, a dispersão geográfica das nove ilhas, a distância da região aos centros de decisão nacional e o novo paradigma organizacional, composto por um Comando Regional com quatro divisões policiais, uma das quais integrada, não têm sido obstáculos ao cumprimento da missão com eficiência e eficácia, de acordo com as normas e diretivas instituídas para todo o território nacional, garantindo assim as necessárias condições de segurança de pessoas e bens, nos termos dos preceitos constitucionais que regulam um Estado de Direito Democrático.

Determinado a enfrentar os desafios do futuro e a melhoria da qualidade do serviço prestado, visando o aumento do sentimento de segurança das populações que serve, esta Unidade territorial tem apostado na implementação de diversos programas de proximidade, mormente, os que são dirigidos a crianças, idosos, comerciantes e turistas. A esse respeito apraz registar a atenção, o zelo e o rigor demonstrados no reforço da presença policial, sobretudo junto das infraestruturas portuárias e aeroportuárias e nas zonas de maior aglomeração de pessoas, devido ao aumento exponencial de turistas que nos últimos anos vêm visitando as nove ilhas do Arquipélago, contribuindo, enquanto principal Força de Segurança a atuar na Região Autónoma dos Açores, para que esta seja uma das regiões mais seguras do território português.

Entendendo as questões da segurança como um processo evolutivo, que importa aprimorar em permanência, este Comando tem vindo a seguir uma inteligente estratégia de abertura à inovação e a novas formas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT